Campus Videira conquista o título de campeão nacional da IX Jornada de Foguetes 2016

Escrito por rosana.oliveira. 24 de novembro de 2016, às 13:16

Pela terceira vez, o IFC Campus Videira recebe o título de campeão nacional da Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do Piraí, RJ, entre os dias 31 de outubro a 03 de novembro de 2016. Participaram desta edição, 124 equipes compostas por estudantes de ensino médio, provenientes de instituições de ensino das redes estadual, federal e particular, de todo o território nacional.

Com a marca de 297,13 metros, maior distância entre todas as equipes participantes, a equipe “Efeito Corona” coordenada pelo professor de física, Jaquiel Salvi Fernandes e formada pelos alunos: Lauana Cenci, Lucas Andrick e Pedro Lorenzzoni, do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Eletroeletrônica, foi vitoriosa ao lançar o foguete “Rutherford”, que utiliza bicarbonato de sódio e vinagre como combustíveis.

Segundo a equipe “foi uma experiência muito boa, na qual conhecemos pessoas de muitos lugares do Brasil e aprendemos muitas coisas com eles. Além disso, pudemos ver que, apesar de toda a competição, um sempre estava disposto a ajudar o outro”.

Em um evento deste porte, onde os melhores de cada estado estão participando, só fazendo parte disso, já podemos nos considerar vencedores e ficando em primeiro lugar então, demonstra que o IFC Videira está realizando um excelente trabalho. Os alunos merecem os parabéns, pois se dedicaram muito na preparação do foguete e da base de lançamentos, representando de forma extraordinária, nosso campus, nossa cidade e nosso estado. As congratulações são extensivas aos seus pais, que auxiliaram expressivamente seus filhos, para que eles alcançassem esse resultado.”, frisa o professor Jaquiel Salvi Fernandes.

Como incentivo, este ano a equipe vencedora foi convidada para assistir aos lançamentos da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (com propelente líquido e sólido), que acontecerá no Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal-RN. Neste centro são realizados lançamentos reais de foguetes para colocar satélites em órbita pelo Programa Espacial Brasileiro.

Organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Agência Espacial Brasileira e Sociedade Astronômica Brasileira, a Mobfog é um evento de suma importância para o incentivo ao estudo da Física e áreas afins, com ênfase ao desenvolvimento de projetos científicos e de extensão.

Assista ao vídeo com a fala do coordenador da Jornada de Foguetes

Vídeo da premiação

Texto: Rosana de Oliveira