“Condições de Trabalho” foi tema da 2ª Semana Acadêmica de Segurança do Trabalho – SAST

Escrito por rosana.oliveira. 9 de dezembro de 2016, às 13:16

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira realizou, no período de 30/11 a 02/12/16, a segunda edição da Semana Acadêmica de Segurança do Trabalho (SAST). Organizado por docentes do curso técnico em Segurança do Trabalho e voltado para estudantes, professores, egressos, profissionais da área e comunidade em geral, o evento visou promover e ampliar o conhecimento da Segurança do Trabalho, por meio de discussões relativas à melhoria das condições e espaços de trabalho, bem como à prevenção de acidentes.

Na noite de 30/11 aconteceu a cerimônia de abertura, que contou com a belíssima apresentação da performance Proteção, e na sequência, o Doutor Daniel Pires Bitencourt (Fundacentro-SC) ministrou a palestra intitulada “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Meteorologia Aplicada ao Trabalho, Saúde e Meio Ambiente”.

Já no dia 01/12 foi discutida, por meio de mesa redonda, a temática Trabalho Rural, onde os componentes da mesa, nomeados abaixo, discorreram sobre:

* A Influência Atmosférica na Precarização do Trabalho – Dr. Daniel Pires Bitencourt – pesquisador e docente na Fundacentro/SC;

* Percepção de Risco na Agricultura – Dr. Eduardo Moro, docente do IFC Concórdia e Dr. Gilson Ribeiro Nachtigall, docente do IFC Videira;

* O Trabalho da Extensão Rural com Mulheres Agricultoras – Esp. Gerusa Rossi – extensionista social – EPAGRI/SC;

* A Modificação Artificial do Tempo – Esp. João Luís Walter Rolim – diretor e meteorologista da AGF;

* Aspectos de Segurança e Saúde no Trabalho Rural – Esp. Fernanda Zanotti, docente do IFC Videira.

No último dia de programação da SAST, foi apresentada pelo Coletivo Artístico Hekáté, do IFC Videira, a peça Corpos, Fugas e Nascimentos: Uma História das Mulheres. Em seguida, a palestra “Programa Trabalho Seguro” foi ministrada pela Juíza Gestora Auxiliar do Programa Trabalho Seguro, Drª Lisiane Vieira.

Para a organizadora do evento, professora Fernanda Zanotti “ as discussões sobre condições de trabalho foram riquíssimas, trazendo à luz elementos que por vezes acabam não sendo abordados com tanta profundidade, em sala de aula. Os momentos oportunizaram aos participantes a troca de informações bem como ampliação do olhar para questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho”.

A realização da 2ª SAST contou com a parceria do Programa Trabalho Seguro e também da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro / SC.

Texto: Rosana de Oliveira

Fonte: professora Fernanda Zanotti