Veja como foram as comemorações “El Día de Los Muertos” e “Encerramento Festivo” no IFC Videira

Escrito por rosana.oliveira. 21 de dezembro de 2016, às 15:39

Visando oportunizar experiências culturais reais aos alunos do ensino médio integrado, as professoras de Língua Espanhola do IFC Videira, Adriana Hoffmann e Gloria Elizabeth Riveros Fuentes Strapasson , realizam anualmente,no mês de novembro, o projeto de apoio ao ensino “El Día de Los Muertos”, um evento pagano-religioso presente no calendário hispânico, que mostra práticas culturais que se remontam a mais de 3 mil anos na cultura Asteca e que, no contato com o catolicismo iniciado no período colonizador, foi tomando características muito particulares. Hoje se encontra estendido não somente às próprias nações da cultura castelhana, mas àquelas comunidades externas presentes em algumas regiões dos Estados Unidos.

As manifestações culturais durante esse momento respondem às crenças de cada nação, entre elas estão, a construção de máscaras, altares e a presença extensiva e rica da culinária local degustada entre familiares e amigos mais próximos. O legado e as recordações de quem já partiu é marcado por diversos rituais festivos.

Para a professora Gloria “é um evento de uma riqueza cultural e literária maravilhosa que vale a pena vivenciar na escola, entendendo que o ensino da língua estrangeira cumpre um papel importantíssimo na ampliação cultural e principalmente no trabalho de valores como a tolerância e respeito de outros sistemas sociais”.

Durante o evento realizado no campus, os alunos participaram de diversas atividades: prepararam e saborearam um prato tradicional, “el pan de los muertos”, apresentaram teatro, pintaram os rostros da maneira tradicional, houve concurso da turma melhor fantasiada, seleção e quebra de “piñatas” confeccionadas pelos próprios alunos, dançaram e demonstraram seus talentos artístico-musicais.

Como atividade externa, realizaram na Escola de Educação Básica Madre Teresinha Leoni, uma tarde recreativa levando como tema: O dia dos mortos. Na ocasião, elaboraram uma “piñata” recheada de doces, brincadeiras, contação de histórias e lendas e preparação do pão de mortos como lanche.

Glória enfatiza “o objetivo do projeto era levar uma das atividades pedagógicas de ordem cultural do IFC Videira e, claro, promover especialmente uma aproximação com a comunidade, e foi assim que a escola Madre Teresinha Leoni aceitou o projeto e nos acolheu de maneira muito carinhosa. Com certeza, para os nossos alunos foi uma experiência muito enriquecedora pois absolutamente todas as atividades foram planejadas e construídas por eles, trabalho que demandou muito tempo e dedicação. Deixamos nosso muitíssimo obrigada à escola que tão gentilmente nos recebeu e as demonstrações de carinho que os alunos tiveram conosco”.

Já o “Encerramento Festivo”, atividade que aconteceu no dia 12 de dezembro, no auditório do campus, objetivou valorizar e demonstrar à comunidade do IFC Videira, os talentos artístico-culturais de alunos do ensino médio, técnico e superior, bem como de servidores, que exibiram números de dança, teatro e canto. Dentre os grupos participantes estavam: Coral Italiano; Coral em Libras (curso de Pedagogia); Centro de Tradições Gaúchas, Grupo de Danças do projeto Intervalo Cultural, dentre outros.

Para a servidora Danieli Vieceli, “o momento foi de integração e descontração. As apresentações abrilhantaram a noite e encerraram simbolicamente o ano letivo, alcançando o principal objetivo: proporcionar mais um espaço de valorização da arte, cultura e socialização dos nossos estudantes.”

Na ocasião ocorreu também a cerimônia de premiação para os alunos que conquistaram lugares de destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e na Mostra Brasileira de Foguetes.

A festa de encerramento do ano letivo foi organizada este ano, pelos servidores Danieli Vieceli, Psicóloga e pelo professor Davi Cézar da Silva, Coordenador de Cultura. É uma atividade realizada anualmente e conta com a participação de familiares dos alunos, que colaboram ativamente nos eventos festivos realizados no campus.

Confira alguns  momentos

Texto: Rosana deOliveira