Parlamentar Juvenil Aymee visita a Reitoria do IFC

Escrito por juliana.motta. 14 de março de 2017, às 16:08

Parlamentar Juvenil do Mercosul (PJM) e estudante do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Ibirama, eleita como representante de Santa Catarina no pleito de 2016, Aymee Agnes de Andrade Sinn esteve na Reitoria no dia 22 de fevereiro para apresentar o projeto que será desenvolvido por conta do Parlamento à reitora Sônia Fernandes, à pró-reitora de Ensino Josefa Surek e aos membros no Colegiado de Dirigentes (Codir).

Aymee fez questão de frisar a importância do apoio institucional para concorrer ao PJM. “Se tudo isso foi possível é porque tive suporte dos servidores, colegas, da direção. Foi uma sensação incrível ter vencido e agora represento os estudantes do Estado, por isso, me coloco à disposição deles para sanar dúvidas e contribuir para que outros projetos sejam debatidos”.

OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA ABAIXO

Para a reitora Sônia o movimento da Aymee representa a possibilidade que o acesso à educação proporciona. “Todos os jovens brasileiros deveriam ter acesso a esse espaço, em que agora passa a ser ocupado pela Aymee no âmbito político e social. Isso é uma referência aos jovens, pois demonstra que existindo a oportunidade e o interesse é possível. Para nós é uma alegria ter a Aymee nesse processo”, frisou ela.

Aymee Agnes é a candidata do IFC ao Parlamento Juvenil Mercosul

O diretor-geral do Campus Ibirama, Fernando Taques, disse que o papel do campus é iniciar os estudantes no debate de que é possível enxergar um mundo mais amplo do que eles tem na região. “O trabalho de direitos humanos e o ensino-aprendizagem de nova língua a ser realizado pelo projeto dela faz com que a Instituição dê a sua contribuição social. Ainda, permite aos jovens serem representativos, trocarem experiências, aprender um novo idioma e vivenciar outras mentalidades”.

Josefa reforça que o papel da Proen é fomentar mecanismos para que os estudantes ocupem espaços fora do IFC. “É característica da formação cidadão o fortalecimento da representação estudantil e o IFC está trabalhando no fomento de oportunidades de representação fora da Instituição”.

Conheça mais sobre o projeto de Aymee: Imigração Haitiana no Brasil: inclusão e diversidade de raça clicando AQUI no Projeto de Direitos Humanos.

*Texto, áudio e fotos: Cecom/Reitoria.