IFC Videira abre inscrições para curso de Português e Matemática em Libras

Escrito por rosana.oliveira. 21 de março de 2017, às 19:37

Até o dia 27 de março de 2017 o Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, está com inscrições abertas para os cursos de Português e Matemática em Libras. O projeto é voltado para Surdos. O curso tem duração de 80 horas e as aulas vão de abril a dezembro. São ofertadas 22 vagas e as aulas serão realizadas todas as terças-feiras, das 18h30min às 22h30min.

Para se inscrever não é preciso ter domínio da Língua Brasileira de Sinais, pois além de Português (modalidade escrita) e Matemática (básica) o curso prevê também o ensino de Libras, conforme explica Ramon Cunha, Tradutor Intérprete do IFC Videira. “Nosso objetivo é contribuir para a expansão da Língua Brasileira de Sinais, capacitar pessoas para se comunicarem por meio desta Língua, promovendo o desenvolvimento intelectual e a interação dos Surdos com a sua comunidade”. Também estão previstos conteúdos relacionados à cultura Surda e aspectos da legislação pertinentes ao tema.

Para realizar a inscrição o candidato deve seguir as orientações do edital CEE 007/2017 e entregar (no setor de Extensão) cópia do RG e CPF anexadas à ficha de inscrição. Caso o número de inscritos seja superior a 22 o Campus fará sorteio público das vagas.

Confira, a seguir, alguns esclarecimentos em relação aos termos utilizados:

Surdo: (com S maiúsculo) – indivíduo de uma comunidade com um idioma e cultura própria

surdo :(com s minúsculo) – refere-se ao indivíduo com deficiência auditiva, ou seja, um problema de ordem fisiológica.

Mudez: significa a ausência de som. Uma pessoa surda não é necessariamente muda, já que consegue emitir sons.

Fala: não refere-se apenas à oralização. Entende-se que os surdos também falam por meio de sua Língua (Libras). Portanto, não é correto dizer “surdo-mudo”.

Conhece algum surdo? Recomende este curso para ele! O contato com outras pessoas surdas será fundamental para o seu desenvolvimento humano, social e intelectual. O IFC espera por vocês!

Os surdos ouvem com os olhos e falam com as mãos”.

Contato:

Instituto Federal Catarinense – Campus Videira

Rodovia SC 135, km 125 – Bairro Campo Experimental

Mais informações no Setor de Estágios e Extensão pelo telefone (49) 3533-4926 ou diretamente com o Tradutor e Intérprete Ramon Cunha (48) 9 9945-4303