Olimpíadas de Foguetes: tradição que faz parte do IFC!

Escrito por juliana.motta. 4 de maio de 2017, às 19:08

A Olimpíada de Foguetes já é uma tradição no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. Marcada pela empolgação dos alunos a atividade costuma aproximar também os pais e familiares, que se reúnem para prestigiar o esforço dos estudantes. Foi assim que ocorreu no sábado, 29 de abril, mais uma etapa local das Olimpíadas de Foguetes. A atividade foi realizada em Iomerê e contou com a participação de 58 equipes.

Nesta edição os alunos do curso de Eletroeletrônica (3º ano) Augusto Pergher Crestani, João Victor Davila e Leonardo Zambonin foram os primeiros colocados, sendo que o foguete foi lançado a uma distância de 225.55 metros.

O professor que coordenada a atividade, Jaquiel Salvi Fernandes, parabenizou os alunos e os pais pelo empenho e pela participação. “Neste ano a atividade teve um diferencial que foi o vento contrário aos foguetes. Embora os números tenham sido menos expressivos em comparação aos anos anteriores isso não significa que os resultados pioraram, pois o vento influenciou no desempenho dos foguetes”, explica.

Agora todos estão na expectativa e torcendo para que a distância atingida na fase local seja suficiente para que os alunos se classifiquem para a etapa nacional.

Aos alunos Augusto, João Victor e Leonardo desejamos boa sorte! O IFC parabeniza e agradece também às demais equipes, pais, professores e técnicos que colaboraram para o evento.

Sobre o evento
A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.