Alunos de Engenharia Elétrica e Pedagogia visitam o Observatório Municipal

Escrito por juliana.motta. 8 de junho de 2017, às 17:33

Acadêmicos da 1ª fase do Bacharelado em Engenharia Elétrica e da 1ª fase da Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, tiveram uma experiência enriquecedora ao visitarem o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin.

As visitas ocorreram nos dias 27 de maio (Engenharia) e 03 de junho (Pedagogia) e integram a disciplina de Leitura e Produção Textual, ministrada pela professora Ana Carolina Vieira Rodriguez, que planejou tudo e acompanhou os estudantes nesta atividade. “Foi uma forma de valorizar um espaço muito rico em conhecimento na cidade, que é o Observatório, com a matéria de Leitura e Produção Textual. Os alunos farão um relatório da visita, como trabalho sobre gêneros textuais. Muitos alunos da 1ª fase também vêm de fora e não conhecem a cidade, então também foi uma atividade cultural”, explica a professora Ana Rodriguez.

As atividades foram pensadas de forma a considerar as diferenças entre os cursos de Pedagogia e Engenharia. Desta forma, a Engenharia contou com uma palestra sobre o sistema solar com o físico Odirlei Marcelo Alflen e a turma de Pedagogia teve uma palestra sobre como ensinar astronomia para crianças com a pedagoga formada pelo IFC, Gleici Kelly de Lima, que atualmente é monitora do Observatório Municipal. Aproveitando que o céu estava limpo a turma de Pedagogia também conseguiu fazer a observação da lua, de planetas e do sistema estelar utilizando um telescópio.