Estudantes de Videira participam da Olimpíada Brasileira de Informática

Escrito por juliana.motta. 14 de junho de 2017, às 14:45

Estudantes de quatro escolas de Videira estão participando da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – uma competição escolar que tem como objetivo “despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, Ciência da Computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição”, explica o site da OBI, cuja organização está a cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Em Videira participam as escolas Waldemar Kleinubing, Vilson Kleinubing, Joaquim Amarante e o Instituto Federal Catarinense (IFC). A professora Leila Lisiane Rossi, responsável pela OBI no IFC, conta que o Instituto criou um projeto de Extensão para incentivar mais escolas a entrarem nesse desafio. “Neste ano convidamos apenas as escolas municipais, mas esperamos conseguir ampliar esta iniciativa para outras escolas nos anos seguintes”, explica.

A OBI funciona nos moldes das demais olimpíadas do conhecimento, como as de Matemática, Física, Língua Portuguesa, História e Astronomia, com fases locais, estaduais e nacionais . Mesmo sendo o primeiro ano de participação do IFC Videira três alunos conseguiram se classificar para a fase estadual (2ª etapa), que foi realizada no dia 09 de junho.

Os alunos são Camilla Pozer de Matos, Edjunior Melo Ribeiro de Matos e Artur Pasetto, todos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Informática e competem na Modalidade Programação Nível 2. O IFC aguarda o resultado da etapa estadual e caso os estudantes sejam aprovados participarão da fase nacional, que será realizada de 12 a 19 de agosto de 2017.

A OBI está organizada em três modalidades:
Modalidade Iniciação:
Nível 1, para alunos até sétimo ano do Ensino Fundamental e
Nível 2, para alunos até nono ano do Ensino Fundamental.
Modalidade Programação:
Nível Júnior, para alunos do ensino fundamental,
Nível 1, para alunos até o primeiro ano do ensino médio e
Nível 2, para alunos até o terceiro ano do ensino médio.
Modalidade Universitária:
Para alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação.
O IFC parabeniza todos os estudantes que participam da OBI e deseja boa sorte na próxima etapa. Estamos torcendo por vocês!

Fotos: Alunos do IFC Videira e do Vilson Kleinubing fazem prova da OBI