“Continuamos jovens espiritualmente”, diz estudante em formatura do curso de Informática para idosos

Escrito por juliana.motta. 29 de junho de 2017, às 19:13

“Nossa vida é como um livro. E no livro da vida todos podem aprender e nunca é tarde para isso”. Foram as palavras proferidas pelo formando Manoel de Souza Bonfim, um dos 16 idosos que concluíram o curso de Informática Básica no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira. O curso foi uma parceria entre o IFC e a Prefeitura da cidade.

Seu Manoel foi o responsável pelo discurso de formatura da turma e motivou a todos com palavras de incentivo: “A gente nasce não sabendo nada e morre não sabendo tudo. O que importa é a vontade de aprender. Continuamos jovens espiritualmente”, afirmou, destacando que neste curso não faltou vontade de ninguém, especialmente das professoras que atuaram com muito profissionalismo.

O curso de Informática Básica para idosos teve duração de um ano com encontros semanais. Foram repassadas noções básicas com o intuito de familiarizar os idosos com o uso do computador e do celular. Eles aprenderam a digitar textos, mandar e receber e-mail, usar as redes sociais, salvar arquivos e fazer compras pela internet.

O encerramento do curso aconteceu na última semana, dia 22, e contou com a presença da diretora do IFC, Rosangela Aguiar Adam, da professora Jane Suzete Valter, coordenadora do curso, da monitora Mônica Grando e da coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Prefeitura, Glaucia Perazzoli.

A coordenadora do curso afirmou que uma das principais dificuldades dos idosos atualmente é saber lidar com a tecnologia, especialmente o computador e o celular. “Temos muita demanda para cursos como este e já vemos a necessidade de pensar a continuidade de oferta, com abertura de novas turmas ou a criação de um módulo II”, afirmou. A professora Jane também ressaltou o avanço da turma ao longo do tempo, que além da evolução no aprendizado se caracterizou pela amizade entre os colegas e as professoras.

A coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Prefeitura, Glaucia Perazzoli, agradeceu a parceria com o IFC a parabenizou os estudantes. “O conhecimento não ocupa espaço. Nunca é tarde para aprender e vocês estão de parabéns, o mérito e todo de vocês”.

A diretora-geral do IFC Videira, Rosangela Aguiar Adam, também parabenizou os estudantes e agradeceu a todos. “Quero parabenizar os estudantes e agradecer às professoras e à Prefeitura pela parceria. Essa turma é vitoriosa por ter chegado até aqui. Para nós é uma alegria ter vocês com a gente, pois vocês nos ensinam muito mais do que aprendem”, agradeceu.

Texto e fotos: Cecom Videira