Usuários do Caps concluem curso de inclusão digital

Escrito por juliana.motta. 11 de julho de 2017, às 18:20

A turma do projeto Inclusão Digital na Saúde Mental recebeu o certificado pela conclusão do curso na sexta-feira (7). As aulas do projeto iniciaram em março, reunindo em aulas semanais 20 usuários dos serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Videira. De todos os que iniciaram, 15 se formaram.

O projeto é uma parceria entre o Caps de Videira e o Instituto Federal Catarinense (IFC). Para Dirlei, aluna do projeto e usuária do Caps, o curso foi muito importante. “Em casa me sentia excluída, pois meus familiares utilizavam o celular como meio de comunicação e conhecimento e eu, que não sabia usar, ficava de lado. Agora que aprendi nós participamos de jogos em família. Também uso o Facebook, onde entro em contato com amigos e familiares que não via há tempos. O curso me ajudou a deixar de ter pensamentos negativos e me ajudou na saúde mental”, conta.

A assistente social do Caps, Rosani Luiza Schneider, explica que além de oferecer conhecimento aos alunos, o projeto também é uma forma de trabalhar o desenvolvimento da saúde mental e a interação entre os alunos, de forma terapêutica.

Além de Rosani, participaram da solenidade de conclusão do curso a coordenadora do Caps, Adriana Aparecida Felicetti, o professor do IFC Pablo Reyes, que na ocasião representou oficialmente a instituição, e o professor de informática Kennedy Ferreira de Araújo.

“Em nome da Secretaria Municipal de Saúde, gostaria de agradecer a parceria com o IFC e parabenizar aos alunos, que mesmo perante as dificuldades e limitações permaneceram na busca do conhecimento. Este projeto tem o objetivo de trazer as tecnologias digitais como parceiras para a reinserção psicossocial, pois o acesso à informação é um dos direitos constitucionais garantidos”, completa Adriana.

Fonte: Texto Prefeitura Municipal de Videira / Fotos: CECOM IFC