Servidores participam do Seminário de Práticas Pedagógicas para Inclusão da Pessoa com Deficiência

Escrito por juliana.motta. 25 de julho de 2017, às 16:40

Servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira participaram do Seminário de Práticas Pedagógicas para Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizado no Centro de Eventos Vitória (CEVI). O Seminário foi promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo, e reuniu mais de 400 educadores do Meio Oeste.

A inclusão de pessoas com deficiência mental e intelectual e a presença do segundo professor na sala de aula foram alguns dos temas discutidos no encontro. “Foi um dia de aprendizado intenso com exemplos práticos aplicáveis à rotina escolar sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual, com Transtornos de Espectro Autista, com Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem”, relata Denise Danielli Pagno, servidora da Coordenação de Assistência ao Educando (CAE).

No período da manhã o Seminário contou com a palestrante Edite Sehem, que abortou questões relativas à lei nº. 17.134 sobre a presença de um segundo professor em sala de aula para acompanhamento dos estudantes com deficiência. A problemática envolvendo questões legais e médicas, como os laudos de saúde e a medicalização dos estudantes foram pauta neste debate. Na parte da tarde a palestrante Marisa de Lourdes dos Santos de Mello trouxe experiências práticas do ambiente escolar adquiridas ao longo de sua trajetória profissional e falou da importância de oferecer janelas de oportunidades para o desenvolvimento dos estudantes que têm alguma dificuldade.

Fonte: CECOM Videira com a colaboração de Denise Pagno