“Libras, que Língua é essa?” é o tema da formação oferecida pelo projeto Café com Segurança

Escrito por juliana.motta. 19 de março de 2018, às 18:39

Servidores e estudantes do IFC Videira têm nesta semana a oportunidade de capacitação para aprender sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na quarta-feira serão realizadas duas sessões (às 15h30 e às 19h30) da formação intitulada: “Libras, que Língua é essa?”. A atividade é organizada pelo Projeto Café com Segurança e tem como objetivo incentivar e fortalecer a Língua Brasileira de Sinais como recurso essencial para comunicação e inclusão dos Surdos em diversos espaços, especialmente no ambiente escolar.

A formação será ministrada pelo intérprete de Libras, Ramon Cunha, e pela professora de Libras Luiza Caim. Eles vão abordar aspectos importantes para a Educação de Surdos e explicar o que é a Língua Brasileira de Sinais, o aprendizado desta Língua e também curiosidades sobre o mundo dos Surdos.

Data: 21/03/18 (quarta-feira)
Horário: 15h30 (para servidores)
Horário: 19h30 (para estudantes)
Local: Auditório do IFC Videira.

A formação realizada às 15h30 será transmitida ao vivo pela Página do Campus Videira no Facebook: www.facebook.com/VIDEIRA.IFC

Ministrantes
Luiza Inez Caim – possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Atualmente é Professora de LIBRAS do Instituto Federal Catarinense e SENAI – Departamento Regional de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Atua a mais de 14 anos na área. Também atua como membro conselheiro da Associação de Surdos de Videira em implantação.

Ramon Cunha – é Graduado em Matemática Especialista em Libras, Tradutor Interprete Oficial Pelo Exame Prolibras 2006 e Instrutor de Libras Exame Prolibras 2007. Trabalhou como Interprete na rede estadual de educação de 2005 a 2010. No IFSC de 2010 a 2013 como professor de Libras. nos anos de 2014 e 2015 interprete de Libras na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando nos níveis de graduação mestrado e doutorado. Em 2016 ingressou no IFC, interpretou em dezembro de 2016 a cerimonia no velório da chapecoense, evento reconhecido mundialmente, nesse ato representando o IFC. Membro conselheiro da Associação de Surdos de Videira em implantação. Hoje atua como Interprete nos Cursos de Segurança do Trabalho e Pedagogia.

*O projeto Café com Segurança iniciou em 2016. É coordenado e desenvolvido pelo grupo de professores que atuam no Curso Técnico em Segurança do Trabalho. O objetivo do projeto é realizar mensalmente formações para a comunidade acadêmica, bem como público externo, objetivando a troca de experiência com profissionais renomados em áreas correlatas à Segurança e Saúde no Trabalho – SST, além disso, busca estimular a interdisciplinaridade através da proposição de temáticas diversas, ampliando a visão e a reflexão acerca dos temas de interesse da SST.

*Publicado por: Juliana Bauerle Motta Peretti | Jornalista
Cecom Videira