Campus Videira recebe visita técnica da Reitoria

Escrito por juliana.motta. 25 de maio de 2018, às 19:21

Na terça-feira, dia 22 de maio, o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, recebeu a visita da equipe formada pela reitora, pró-reitores e diretores que fazem a gestão dos 15 campi do IFC, na reitoria em Blumenau. O encontro faz parte das chamadas “visitas técnicas” que estão sendo realizadas em todas as unidades do IFC e objetivam aproximar os gestores da realidade vivenciada nos campi, proporcionando momentos de diálogo entre os diretores e toda a comunidade acadêmica.

A equipe contou com a presença da reitora Sônia Regina de Souza Fernandes, que veio até Videira acompanhada de Fernando José Garbuio (pró-reitor de Extensão), Stefano Moraes Demarco (pró-reitor de Administração), Rafaela Zorzeto de Camargo (coordenadora de Comunicação), e Giovana Von Mecheln (coordenadora geral de Avaliação e Regulação de Ensino).
A visita foi divida em três momentos: às 13h30 houve conversa com os estudantes do Ensino Médio Integrado. Depois disso, às 15h foi a vez dos servidores tirarem suas dúvidas e às 19h30 o bate-papo ocorreu com acadêmicos dos cursos superiores e dos cursos subsequentes.

Para os estudantes a reitora fez uma apresentação que englobou a estrutura e a história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contextualizando o desenvolvimento da Rede até a criação dos Institutos Federais. “Essa perspectiva histórica é importante para que todos nós conheçamos essa realidade buscando entender a Instituição em que nós estamos e para que tenhamos clareza sobre o papel social que esta Instituição tem”, destaca a reitora, complementando com dados que demonstram a importância nacional dos IF´s.

“A Rede Federal tem hoje um milhão de matrículas em todo o Brasil, por isso devemos conhecer os investimentos feitos e o custo para manter essa estrutura”. A reitora destacou ainda o resultado conquistado pela Rede Federal no Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes). “No ano passado, tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior, a Rede Federal teve um desempenho igual ou melhor que a Finlândia e Cingapura. Isso significa que o investimento feito na Rede está valendo à pena e que a Educação Pública funciona sim quando é bem feita e quando é bem estruturada”.

Sônia Fernandes falou sobre a Missão e a Visão do IFC e sobre com devemos atuar para desenvolver juntos esses valores. Além disso, falou sobre o organograma, sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, sobre as esferas democráticas representativas de gestão, como o Consuper e o Concampus, sobre o Programa de Assistência Estudantil (PAE) e sobre atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, incentivando os estudantes a engajarem-se em projetos desenvolvidos no Campus.

Um ponto importante abordado pela reitora foi o protagonismo estudantil, em que ela mencionou os eventos e encontros estudantis. “Nós não interferimos nisso, enquanto gestão nosso papel é dar condições no aspecto da infraestrutura e logística para que os encontros sejam realizados, a exemplo do encontro nacional de estudantes realizado no Campus Camboriú, em 2017. Não somos nós que vamos fazer o protagonismo por vocês, são vocês que vão fazer o protagonismo e ele é bem-vindo e necessário”, defende a reitora.

Na reunião com os servidores a apresentação da reitora focou mais nos aspectos administrativos, orçamentário, de gestão, do Planejamento Estratégico e sobre as condições de trabalho, especialmente a implantação do ponto eletrônico para técnicos administrativos e registro de atividades para docentes.

Algo em comum aos três encontros foi o espaço aberto para perguntas, comentários, críticas e sugestões tanto de servidores como de estudantes. A equipe da reitoria, em conjunto com a direção do Campus, respondeu a todas as questões fazendo deste importante momento um espaço democrático, de articulação de ideias e de construção coletiva desta Instituição.

A visita técnica contou ainda com momentos culturais. À tarde o show ficou por conta dos alunos que integram a banda “IFideira” e à noite foi a vez do Grupo Italiano “Voci Del Vigneto” fazer suas apresentações.

Texto e fotos: Juliana B. Motta Peretti/Jornalista
Cecom/Videira