Turmas de Eletrotécnica e Segurança do Trabalho têm aula integrada sobre EPI

Escrito por juliana.motta. 25 de junho de 2018, às 18:01

O tema da Segurança do Trabalho é comum a diversos cursos do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira. Com o intuito de trabalhar conteúdos comuns às turmas do Subsequente de Eletrotécnica (1ª fase) e Segurança do Trabalho (3ª fase) os estudantes tiveram uma aula conjunta relativa às disciplinas de Segurança e Meio Ambiente e de Comunicação e Formação.

Para estudar sobre o assunto a turma de Eletrotécnica foi organizada em equipes em que cada uma pesquisou com orientação a indicação de uso, higienização, proteção e desenvolveu uma apresentação sobre uma das temáticas propostas: proteção da cabeça; proteção dos olhos e da face; proteção auditiva; proteção respiratória; proteção do tronco; proteção dos membros superiores; proteção dos membros inferiores; proteção do corpo inteiro; proteção contra quedas com diferença de nível.
“Os grupos buscaram equipamentos para demonstração possibilitando a interação das turmas com os mesmos e possibilitando o conhecimento sobre os mais variados equipamentos, foi um momento muito rico e dinâmico de desenvolvimento de vários aspectos”, relata a professora Fernanda Zanotti.

Enquanto a turma de Eletro teve a incumbência de pesquisar e preparar a apresentação coube à turma de Segurança do Trabalho contribuir nas reflexões sobre cada apresentação avaliando os grupos nos quesitos metodologia utilizada, produção de slides, tempo e organização das equipes, entre outros pontos que a turma de Segurança está aprendendo na disciplina de Comunicação e Formação.

A professora Fernanda Zanotti ressalta que, de acordo com as Normas de segurança, os EPIs devem ser indicados quando não há alternativa de realização de determinada atividade com segurança, ou seja, a primeira indicação é de que exista condições adequadas de trabalho e que exista proteção coletiva, evitando o uso dos EPIs. De acordo com a Norma Regulamentadora nº. 6 (NR6) Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.