Abertas inscrições para selecionar representantes no Parlamento Juvenil do Mercosul

Escrito por juliana.motta. 24 de agosto de 2018, às 14:59

Até 9 de setembro, serão aceitas inscrições para seleção dos novos representantes brasileiros no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). São 27 vagas (uma por estado) para estudantes do 1º ou do 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado de todas as escolas públicas. Para participar, é necessário elaborar um projeto, com a orientação de um professor, e enviá-lo para o e-mail ai@mec.gov.br

Conforme regulamento, o projeto a ser apresentado deverá contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. O regulamento e o caderno de orientações para elaboração do projeto estão disponíveis no portal do PMJ.

Atualmente, o estado de Santa Catarina é representado no PJM pela estudante, do ensino médio integrado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Ibirama, Aymee Agnes de Andrade Sinn. “Entendo como é de suma importância nos engajarmos nessas atividades. São experiências, pessoas e lugares inesquecíveis que você conhece. Para mim, participar do Parlamento Juvenil do Mercosul é uma experiência única e incrível! Aprendi muito sobre a participação política do jovem em assuntos relacionados ao ensino médio. Meus horizontes se ampliaram cada vez mais, a cada movimento de que participei no decorrer desses dois anos como representante de Santa Catarina. O Parlamento me fez entender que nós jovens, juntos, somos mais fortes e capazes de alcançar muitos objetivos em comum”, define a estudante.

Em 2016, Aymee foi selecionada com o projeto “Imigração Haitiana no Brasil, inclusão e diversidade de raça”.

*Parlamento – Desde que foi criado em 2008, já foram realizadas quatro edições do Parlamento Juvenil do Mercosul, com seleções a cada dois anos. Até 2014, participavam do PJM jovens da Argentina, do Brasil, Paraguai, Uruguai, da Bolívia e Colômbia. Na última edição 2016-2018, participaram apenas jovens dos países membros do Mercosul: foram 27 brasileiros, 26 argentinos, 18 paraguaios e 19 uruguaios. Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu em uma data que deve coincidir com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), a fim de possibilitar uma reunião conjunta entre o PJM e o Parlasul.

PMJ é promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), e tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco fortalecer os jovens nas escolas e que visem minimizar problemas do cotidiano escolar.

Seleção para Parlamento Juvenil do Mercosul
Inscrições até 9 de setembro pelo e-mail ai@mec.gov.br
Informações no portal do PMJ

Aymee é estudante no IFC Ibirama.

Texto: Cecom/Reitoria
Rosiane Magalhães | Jornalista / JP 12.715/MG