Evento “Día de los muertos” aproxima estudantes da cultura mexicana

Escrito por juliana.motta. 9 de novembro de 2018, às 14:49

Tradicionalmente o mês de novembro é marcado pela realização da atividade “Día de los muertos”, evento organizado para articular o conhecimento em Língua Espanhola com ricos detalhes da cultura mexicana, como a arte, a gastronomia, a música e as tradições envolvendo homenagens aos entes queridos que já partiram.

No México o dia 02 de novembro é celebrado com cores, comida e festa. A tradição é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade. O Dia dos Mortos revela como os mexicanos lidam com a morte de maneira diferenciada.

Eles consideram que a festa deve ser alegre, contemplando elementos decorativos e gastronômicos apreciados pelos entes que já partiram. Um destes elementos é a “La Catrina”, uma caveira colorida que faz parte do folclore mexicano. Por isso é comum as pessoas se fantasiarem de caveira, caprichando no vestuário e na maquiagem fúnebre.

Neste ano de 2018 o dia dos mortos foi realizado no IFC Videira em duas oportunidades. No dia 24 de outubro os alunos decoraram as portas de suas salas de aula e fizeram uma exposição das “pinhatas” construídas por eles. As pinhatas  são bolas recheadas com balas e doces e decoradas com papel crepom. No dia 07 de novembro foi o momento de se fantasiar e fazer apresentações de dança. A atividade envolveu todas as turmas do Ensino Médio Integrado e professores de diversas disciplinas.

De acordo com as professoras Adriana Hoffmann e Glória Strapasson nesta edição o evento se expandiu e envolveu mais pessoas. “Foi mais um evento bem sucedido que sem a ajuda de cada um de vocês, com certeza, não teria sido possível. Sentimos- nos gratas pelo coleguismo que encontramos no nosso campus e o carinho expressado por vocês que abraçam juntos esse projeto”, agradeceram as professoras responsáveis pela organização do evento.

A coordenadora de Ensino do Campus, professora Cláudia Kuiawinski, parabenizou a todos pelo evento. “O Projeto ficou excelente. Foi possível perceber o engajamento dos alunos e da equipe que brilhantemente fez acontecer esse Projeto. A atividade proporcionou momentos de parceria, criatividade e empenho aos alunos”, destacou.

Clique no link para acessar os vídeos do evento: http://bit.ly/2A4ZrNw

Texto e fotos: Cecom/Videira