Caçador vai sediar 1º Congresso Nacional do Contestado

Escrito por juliana.motta. 14 de fevereiro de 2019, às 17:07

O Campus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai ser a sede do 1º Congresso Nacional do Contestado, que será realizado de 12 a 15 de junho em Caçador, em organização conjunta com o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, e a Prefeitura Municipal de Caçador.

O evento faz parte da “Semana do Contestado: um olhar científico para a história de um povo”, composto por um extenso projeto que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento acerca da história da região. O projeto faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema central é a “Ciência para Redução de Desigualdades”.

O Congresso é organizado com recursos captados pela Prefeitura Municipal de Caçador por meio do Museu do Contestado em parceria com o IFSC. No ano passado as instituições captaram R$ 100.000 junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O recurso está sendo utilizado para a promoção de atividades que iniciaram em outubro de 2018 e se estendem por um ano. Além disso, o projeto também recebe fomento do próprio IFSC, que destinou recursos de Extensão, por meio de projeto vencedor de um edital interno do Campus Caçador.

programação terá palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, visitas técnicas à região do Contestado e trabalhos científicos. O prazo para submissão de resumos de artigos já está aberto e vai até 7 de abril. O envio dos trabalhos completos será até 20 de maio.

Os eixos temáticos para submissão de trabalhos são: Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento; População e relações étnico-raciais: desigualdades e desafios da contemporaneidade; Patrimônio imaterial, cultura, arte e religiosidades; Conflitos sociais, trabalho e violências; Gênero e suas reflexões; Territorialidades, reterritorialidades e Meio Ambiente, e Contestado à luz da educação: desafios e métodos.

Inscrições gratuitas e mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Núcleo de Estudos do Contestado

O Núcleo de Estudos do Contestado (NEC) foi convidado pelo IFSC de Caçador para integrar a Comissão Científica do Congresso. O NEC é desenvolvido por meio de um projeto de Extensão voluntário do IFC Campus Videira e atualmente nove pessoas entre servidores e colaboradores externos dedicam-se às atividades do Núcleo.

Além do IFSC, IFC e Prefeitura Municipal também são parceiros do evento a Unoesc, UFSC, UEL, Unespar, Uniarp e órgãos e instituições da sociedade civil.

Fonte: Cecom/Videra e Coordenadoria de Jornalismo do IFSC.