Acadêmico do IFC representa SC nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

Escrito por juliana.motta. 24 de abril de 2019, às 16:03

O estudante Rafael Junior Busetti, que cursa Engenharia Elétrica no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, está em Brasília/DF participando dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ele representa o estado de Santa Catarina na modalidade Tênis de Mesa. Rafael está na capital do país acompanhado do servidor Carlos Felipe de Oliveira Raimundo, que também é aluno do curso de Engenharia Elétrica do Campus.

Os primeiros jogos já ocorreram na manhã desta quarta-feira (24) e Rafael ganhou as duas partidas em que competiu. O estudante ganhou de 3×1 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) e de 3×2 da Universidade de Brasília (UnB-DF). O próximo jogo será às 16h30 de hoje e as finais ocorrem na quinta-feira (25).

Rafael tem 20 anos, reside em Joaçaba (SC) e conta que começou a jogar Tênis de Mesa em casa, aos sete anos de idade. Em 2011 começou a treinar e competir pela Associação Pró Tênis de Mesa, de Joaçaba. Desde então o atleta acumula bons resultados conquistando 1º lugar na Copa Brasil em 2013, sendo vice-campeão dos Joguinhos abertos de Santa Catarina (etapa estadual) em 2015, foi bi-campeão da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) etapa estadual em 2014 e 2015, 3ª colocado no Campeonato Brasileiro de tênis de mesa de seleções estaduais, 3º colocado nos Jogos Universitários Catarinense (Jucs) 2017 e campeão do Jucs 2018.

Por conta dos estudos Rafael comenta que parou de treinar diariamente em 2015, mas busca manter treinos eventuais que são intensificados quando está próximo de uma competição. “Me sinto muito honrado por representar o IFC e o estado de Santa Catarina nessa competição de altíssimo nível. Com certeza darei meu melhor nos jogos para representar e obter o melhor resultado possível. Mas tenho plena ciência da dificuldade da competição, que tem vários atletas profissionais”, destaca.

Além de Rafael outros três estudantes do estado também competem na mesma modalidade: Guilherme Miiller (Univille), Samuel Marianu (Udesc) e Cristiano Coelho (Udesc). A fase final do JUBs será em Salvador, Bahia, de 20 a 27 de outubro.

Texto: Cecom/Videira – Juliana B. Motta Peretti |Jornalista DRT 8976 PR