Inscreva-se para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Escrito por juliana.motta. 3 de julho de 2019, às 18:15

Teve início na última terça-feira (02/07) as inscrições em cadastro de reserva para vagas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As vagas e regras do processo estão publicadas no edital nº 41/2019, publicado pela reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC). As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 8 de julho.

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

No Campus Videira a coordenadora de subprojetos é a professora Luciane Szatkoski, responsável pela execução do Pibid e seleção dos bolsistas. O campus oferece 02 vagas para bolsistas e 01 vaga para estudante voluntário. As vagas são para cadastro de reserva, ou seja, haverá seleção e classificação dos candidatos, mas a execução do Programa fica condicionada à aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), financiadora do Pibid.

As inscrições são feitas diretamente com a professora Luciane Szatkoski, no horário das 13h às 17h e das 18h às 22h. Toda a documentação necessária para a inscrição consta no item cinco do Edital. A seleção será feita com base no histórico escolar, no currículo Lattes e na carta de motivação, que deve ser escrita pelo candidato apresentando suas razões para pleitear a bolsa.

De acordo com o Edital nº 41/2019, o valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos) reais mensais, depositada diretamente pela CAPES na conta-corrente do estudante bolsista. Este valor é destinado ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos, salvo os previstos no Plano de Trabalho do Programa Institucional e ou contrapartida da instituição executora.

O período de vigência da bolsa se inicia na data de inclusão do estudante no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílio (SCBA) – CAPES, e poderá ter a duração de até 07 meses, sem prorrogação e condicionada ao cumprimento dos deveres de bolsita.

Requisitos para participar do Pibid

I. Estar regularmente matriculado nos cursos de licenciatura do IFC no seu respectivo Campus, em que deseja concorrer à bolsa;

II. Estar cursando a primeira metade do curso de licenciatura, respeitando o limite de integralização de até 60% da carga horária regimental do curso e possuir pelo menos 32 (trinta e duas horas) mensais para dedicação às atividades do Pibid;

III. Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

IV. Estar em dia com as obrigações eleitorais;

V. Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele inicie;

VI. Dedicar-se, no período de vigência da bolsa, no mínimo 8 (oito) horas semanais às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes;

VII. Ser aprovado em processo seletivo do subprojeto do respectivo Campus ao qual concorre a vaga;

VIII. Executar o plano de atividades aprovado;

IX. Cadastro do currículo na Plataforma Freire – disponível em: https://freire.capes.gov.br;

X. Assinar Termo de Compromisso (Anexo IV) obrigando-se a cumprir as metas pactuadas pela IES no projeto e a devolver à CAPES eventuais benefícios recebidos indevidamente;

XI. Assinar Declaração (Anexo V) de que não possui outro tipo de bolsa;

XII. Assinar Declaração de disponibilidade de horas (Anexo III);

XIII. Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os na Instituição onde estuda e na escola onde exerceu as atividades, em eventos de iniciação à docência e científicos promovidos pela Instituição, em eventos acadêmicos, e em ambiente virtual do PIBID organizado pela CAPES.

Mais informações: Edital e anexos

Fonte: Cecom/Videira, Capes e Reitoria IFC