IFC e IFSC trabalharão em parceria no desenvolvimento de plataforma para egressos

Escrito por juliana.motta. 12 de agosto de 2019, às 18:40

Estudantes e servidores dos Institutos Federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (IFSC) trabalharão em conjunto no desenvolvimento de uma plataforma de relacionamento de egressos das instituições. A parceria firmou-se durante a realização do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (8º Sepei), realizado em Chapecó de 30 de julho a 1º de agosto.

Entre os eventos do Sepei, ocorreu o 1° Hackathon do IFSC, com objetivo de levar à comunidade acadêmica um desafio de programação para o desenvolvimento de uma plataforma de egressos. Esta atividade partiu da disponibilização de uma versão em desenvolvimento pela Fábrica de Software no IFC Campus Araquari, como resultado do projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFC (Proex).

Composta pelos estudantes bolsistas da Fábrica de Software, Christopher Steffens Theilacher e Henrique Luiz Hartmann; pelo coordenador do projeto, professor Ivo Marcos Riegel; pelo coordenador de Sistemas da DTI na Reitoria, Emerson Batista Saldanha; e pelo pró-reitor de Extensão, professor Fernando José Garbuio, a equipe do IFC participou como júri do desafio em conjunto com a equipe do IFSC.

De acordo com Garbuio, a participação neste evento demonstrou a importância da integração das duas instituições no desenvolvimento de soluções em conjunto a partir de uma demanda existente na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Desde as primeiras turmas que estudaram nas então Escolas de Aprendizes e Artífices, criadas em 1909, até as atuais gerações que participam da rede dos Institutos Federais, existe uma agenda que merece atenção. Os alunos que se formam, ano a ano, vão perdendo vínculo com a instituição, e esse afastamento entre escola e egresso traz prejuízos tanto para o profissional formado quanto para nossos currículos. Sem o acompanhamento e o relacionamento com eles, perdemos informações valiosas que podem, a médio e longo prazo, qualificar ainda mais nosso serviço público”, justifica o pró-reitor do IFC.

A partir do resultado do desafio, que teve como vencedora a equipe XapSoft do IFSC Campus Chapecó, será elaborado um cronograma de atividades para o desenvolvimento da plataforma em conjunto entre as duas instituições. A previsão é de que ela seja concluída ainda no segundo semestre de 2019.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: arquivo pessoal