Campus Videira promove atividades alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Escrito por juliana.motta. 22 de outubro de 2019, às 19:45

De 23 a 29 de outubro é celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional do Livro e da Bibliotaca. A data foi instituída há 39 anos com o objetivo de incentivar hábitos de leitura e dar visibilidade para as Bibliotecas como espaços de cultura e conhecimento disponíveis a todos.

No Campus Videira, desde o começo do mês é possível encontrar intevenções artísticas e culturais relativas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Uma parceria entre professores e a equipe da biblioteca preparou as salas de aula com cartazes para sensibilizar a comunidade interna sobre a importância da leitura.

As professoras Adriana Hoffmann Edneide Santana produziram um mural em formato de árvore com trechos de livros importantes na vida dos estudantes. O mural está exposto na escadaria prncipal do bloco salas de aula.

Outra ação referente à data foi a confecção e distribuição de marca-páginas com trechos de livros consagrados na literatura brasileira e internacional. Boa parte das obras referenciadas nos marca-páginas compõem o acervo bibliográfico do Campus e estão à disposição para consulta e empréstimo.

Na terça-feira (22) foi realizada uma roda de conversa na beira do lago sobre a obra do intelectual chileno Nicanor Parra. A conversa foi conduzida pela diretora de Ensino e professora do IFC Gloria Elizabeth Riveros Fuentes Strapasson, que dedica seus estudos de mestrado para tradução de obra deste autor.

No intervalo de almoço dos dias 24 e 25 de outubro haverá exibição de filme “A menina que roubava livros”, baseado em livro homônimo. Nos dias 31/10 e 01/11 será exibido o filme “A culpa é das estrelas”. Ao longo de toda a semana também haverá uma feira de trocas de livros e gibis no hall de entrada da biblioteca

No dia 29/10, no intervalo do almoço e em algumas turmas, haverá oficinas sobre normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Nesta atividade haverá colaboração das professoras Ana Carolina Vieira Rodriguez e Mariah Rausch Pereira.

Café com Segurança

O evento “Café com Segurança” do mês de novembro também será dedicado ao tema dos livros. No dia 20 de novembro, às 19h30, haverá mesa redonda intitulada “Vidas entrelaçadas com a leitura e a importância do ato de ler”. A mesa será mediada pelo professor Gabriel Schmitt e contará com a participação dos seguintes convidados:

Alzira Scapin – jornalista, escritora, historiadora e membro do Núcleo de Estudos do Contestado (NEC) do IFC Campus Videira;

Eduardo Becchi – Comerciante e escritor;

Mirela Sens – Bibliotecária do IFC Fraiburgo;

Denise Cecato Bee – Escritora e Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Maura de Sena Pereira (Pinheiro Preto);

Felipe Ribas – escritor, filósofo e técnico administrativo do IFC

Mural com trechos de livros em exposição no bloco salas de aula
Intervenções artísticas chamam a atenção para a importância do livro
Roda de conversa sobre a obra de Nicanor Parra