Alunos, egressos, pais de alunos e servidores podem se candidatar ao Concampus

Escrito por juliana.motta. 25 de outubro de 2019, às 17:05

Foi publicado nesta sexta-feira (25) o edital com as normas que regem o processo eleitoral para escolha de membros ao Conselho do Campus (Concampus). As inscrições vão de 25 de outubro a 01 de novembro e devem ser feitas na Coordenação de Registros Acadêmicos mediante preenchimento de formulário de pedido de candidatura endereçado à Comissão Eleitoral.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) é gerenciado por instâncias eleitas e colegiadas, dentre elas o cargo de Diretor Geral do Campus, o Conselho Superior (Consuper), o Conselho de Dirigentes (Codir) e o Concampus, que apoia as decisões em nível local.

O Concampus é formado por servidores (docentes e técnicos), alunos, pais de alunos e ex-alunos. De acordo com a Resolução 02/2011 do Conselho Superior (Consuper) do IFC o Concampus é uma instância institucional que presta apoio ao processo decisório, à gestão administrativa, econômica, orçamentária e financeira, acadêmica e sobre relações sociais, de trabalho e de vivência, sendo um Colegiado Consultivo no âmbito Institucional, presente em cada campus.

De acordo com o edital que prevê as normas eleitorais estão aptos a candidatura todos os servidores que representem o seu segmento (docente vota em docente e técnico vota em técnico), estejam lotados no Campus Videira e em efetivo exercício do cargo.

Já para o segmento discente podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados no IFC, maiores de 18 anos ou com 16 anos que sejam emancipados. Podem se candidatar estudantes de cursos técnicos de nível médio (subsequentes e integrados), graduação e pós-graduação.

Pais, mães ou representantes legais de alunos regularmente matrículados também participam do Concampus e estão aptos a candidatura. Para isso basta comprovar o vínculo e preencher a ficha de inscrição.

Ex-alunos (egressos) também tem assento no Concampus. Para se candidatar basta ter concluído o curso e cumprido integralmente o currículo de cursos e programas, tendo sido diplomado ou certificado de acordo com as condições previstas na organização didática.

Além dos segmentos eleitos o Concampus é composto por membros natos que tem mandato pelo período em que se mantém no cargo (é o caso da Direção Geral, Direção de Ensino e Direção de Administração). Os demais conselheiros são eleitos pelos seus pares e têm mandado de dois anos (2020-2021), podendo ser reconduzidos para o período imediatamente subsequente.

Composição do Concampus

Direitor Geral do Campus (membro nato);
Diretor de Ensino (membro nato);
Diretor de Administração (membro nato)
Dois representantes dos docentes, em efetivo exercício, eleito por seus pares;
Dois representantes dos servidores técnico-administrativos, em efetivo exercício, eleito por seus pares;
Dois representantes do segmento discente, com matrícula ativa, eleito por seus pares;
Um representante dos egressos, eleito/indicado por seus pares;
Um representante de pais de alunos, eleito/indicado por seus pares

Inscrição dos candidatos – 25/10/19 a 01/11/19
Divulgação dos candidatos inscritos – 04/11/19
Impugnações – 05/11/2019