APP promove “vakinha online” para arrecadar donativos para estudantes em vulnerabilidade social

Escrito por juliana.motta. 2 de abril de 2020, às 14:33

A Associação de Pais e Professores do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, está promovendo uma ação social com o objetivo de ajudar estudantes e seus familiares que estejam passando por dificuldades financeiras no período de quarentena. A ação se caracteriza como um reforço da Política de Assistência Estudantil, que prevê assistência para alimentação e moradia dos estudantes.

Com a economia paralisada o IFC considera que muitas famílias que antes estavam em boas condições perderam renda e se encontram desassistidas neste momento. Outro fator ponderado é que a Instituição recebeu muitos alunos novos (vindos inclusive de outras cidades e estados) que ainda não foram contemplados com bolsas de auxílio estudantil, já que a concessão das bolsas ficará atrasada por conta da suspensão das atividades. Estes alunos estão em Videira, muitas vezes longe da família e sem trabalho para poder custear suas despesas.

O Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional  (Sisae) em conjunto com a Assistente Social do Campus, servidora Juciara Ramos Cordeiro, vão providenciar a análise dos casos mais urgentes. Com essas informações em mãos a APP poderá destinar dinheiro, alimentos ou itens necessários para os estudantes. Esta destinação vai depender da necessidade específica de cada caso.

A APP do IFC Videira ficará responsável por coletar o dinheiro e fazer a destinação. O Sisae fica encarregado de oferecer informações sobre os casos de estudantes em maior vulnerabilidade.

O IFC orienta para que os estudantes que estejam passando por dificuldades também entrem em contato pelos e-mails sisae.videira@ifc.edu.br ou juciara.cordeiro@ifc.edu.br para conversar a respeito de sua situação.

A ação da APP conta com apoio da direção do IFC Videira e busca envolver servidores, funcionários e pais que tenham condições de ajudar com qualquer quantia em dinheiro. Para coletar as doações a APP criou uma vakinha online, onde basta um cadastro simples para poder efetuar doações que podem ser feitas via cartão de crédito ou boleto. O site é totalmente transparente, sendo possível identificar quem fez as doações e posteriormente fazer a prestação de contas.

A Vakinha Online pode ser acessada neste link: http://vaka.me/971849

Texto: Cecom/Videra| Juliana B. Motta Peretti | Jornalista