Inep publica editais do Enem 2020 e traz prova digital como novidade

Escrito por juliana.motta. 2 de abril de 2020, às 10:37

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A edição deste ano traz uma novidade: além da prova impressa, o exame também terá a versão digital, que será aplicada para 100 mil candidatos em cidades selecionadas.

A aplicação do Enem em plataforma digital neste ano é a primeira etapa de uma implantação progressiva. A previsão do Inep é a de que este modelo seja utilizado para todos os candidatos até 2026. Neste primeiro momento, são oferecidas 100 mil vagas para aplicação digital em cidades selecionadas. A modalidade não estará disponível para “treineiros”, nem para candidatos que necessitem de condições de atendimento especializado.

O Enem Digital  segue as mesmas regras de segurança e sigilo do exame impresso. Ou seja, a prova será presencial e não a distância ou em computadores particulares. A diferença é a utilização do formato digital para o suporte das questões – com exceção da redação, que ainda será redigida manualmente em mídia impressa.

Clique aqui para acessar o edital do Enem Impresso

Clique aqui para acessar o edital do Enem Digital

Isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência

Nos editais o interessado poderá conferir todas as informações sobre o exame, como o cronograma, disponível também na página do Enem na internet. Os primeiros passos previstos são a solicitação de isenção de taxa de inscrição e a justificativa de ausência do Enem 2019, cujos prazos vão de 6 a 17 de abril.

Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que cumprem um dos seguintes pré-requisitos:

• Estar cursando o último ano do ensino médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Cursar todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo;
  • Estar em situação de vulnerabilidade econômica por ser membro de família de baixa renda – devendo, neste caso, informar o Número de Identificação Social (NIS).

Inscrições

As inscrições para o Enem 2020 vão de 11 a 22 de maio. As provas ocorrerão em diferentes datas, conforme a modalidade: dias 11 e 18 de outubro, para o Enem Digital, e 1º e 8 de novembro para o Enem Impresso.

Cursos superiores do campus

O Enem é a porta de entrada para os cursos superiores do IFC. No Campus Blumenau são ofertados os bacharelados de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica e Licenciatura em Pedagogia. Com a nota do Enem, o candidato participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em janeiro. O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

*Texto: Cecom/Campus Blumenau, com informações do Inep

Imagem: Divulgação Inep