IFC Videira entrega Kits com alimentos do PNAE para estudantes da Educação Básica

Escrito por juliana.motta. 28 de abril de 2020, às 18:17

Nesta segunda-feira (27/04) o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, realizou a primeira entrega de kits de alimentos montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Têm direito aos alimentos do PNAE estudantes matriculados na Educação Básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

No IFC Campus Videira se enquadram para receber o benefício os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos e os estudantes de cursos técnicos subsequentes, pois estes últimos embora sejam cursos pós-médio pertencem à Educação Básica.

Não houve o critério de baixa renda para entrega dos Kits, pois o acesso à alimentação escolar é universal para o público especificado na lei 13.987 de 07 de abril de 2020 (nova redação para a lei 11.974/2009). No entanto, o IFC buscou consultar os estudantes que realmente têm necessidade dos alimentos neste período de quarentena. Os interessados precisaram entrar em contato por e-mail informando o desejo de receber kit.

Nesta primeira etapa 34 estudantes manifestaram interesse e puderam retirar o Kit no IFC entre 13h e 17h. As entregas estão previstas para ocorrerem de 15 em 15 dias até que as aulas voltem ao normal. O retorno das aulas vai depender de decisão do governo estadual, que até o momento estipulou prazo de 31/05/2020.

A ação de entrega dos kits teve como base a resolução nº 02 de 09 de abril de 2020 que dispõe sobre a execução do PNAE durante o período de calamidade pública em que se encontra o Estado de Santa Catarina devido à pandemia do Coronavírus. Seguindo as orientações do Ministério da Educação, os kits foram compostos por alimentos semelhantes àqueles que seriam servidos na escola como, por exemplo, frutas, bolo artesanal, bolacha caseira e suco integral (laranja ou uva). Nesta etapa as frutas escolhidas foram caqui, maçã e banana.

De acordo com a Nutricionista do IFC Videira, servidora Soraia Mercante, o objetivo da alimentação escolar é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

“A alimentação escolar possui um papel fundamental na adoção pelos alunos de hábitos alimentares saudáveis. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) possui suas diretrizes pautadas numa lógica de promoção da saúde através da educação. Nesse contexto, damos preferência a oferta da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e as tradições locais”, destaca a nutricionista Soraia Mercante.

FIQUE ATENTO

A próxima entrega de alimentos está marcada para 11 de maio. Os alunos que desejarem receber o kit devem mandar e-mail para o Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisae) para o e-mail sisae.videira@ifc.edu.br no máximo até 06 de maio para que os alimentos possam ser encomendados e organizados com antecedência.

Texto e fotos: Juliana B. Motta Peretti /Jornalista | Cecom/Campus Videira