IFC Videira realiza 2ª entrega de Kits com alimentos do PNAE

Escrito por juliana.motta. 12 de maio de 2020, às 17:12

Na segunda-feira (11/05) o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, realizou a segunda entrega de kits de alimentos montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  A primeira entrega ocorreu no dia 27/04 e apenas 34 alunos retiraram os alimentos a que têm direito. Já nesta segunda etapa 69 alunos foram ao IFC retirar seu kit.

Têm direito aos alimentos do PNAE estudantes matriculados na Educação Básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

No IFC Campus Videira se enquadram para receber o benefício os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos e os estudantes de cursos técnicos subsequentes, pois estes últimos embora sejam cursos pós-médio pertencem à Educação Básica.

Não há critério de baixa renda para entrega dos Kits, pois o acesso à alimentação escolar é universal para o público especificado na lei 13.987 de 07 de abril de 2020 (nova redação para a lei 11.974/2009).

Desta forma o IFC orienta que todos os estudantes que têm direito e estejam necessitando dos alimentos entrem em contato com o Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisae) pelo e-mail sisae.videira@ifc.edu.br até 20/05. A próxima entrega será no dia 25/05 em horário a ser agendado diretamente com o Sisae.

A ação de entrega dos kits tem como base a resolução nº 02 de 09 de abril de 2020 que dispõe sobre a execução do PNAE durante o período de calamidade pública em que se encontra o Estado de Santa Catarina devido à pandemia do Coronavírus. Seguindo as orientações do Ministério da Educação, os kits foram compostos por alimentos semelhantes àqueles que seriam servidos na escola como, por exemplo, frutas, bolo artesanal, bolacha caseira e suco integral (laranja ou uva). Nesta etapa as frutas escolhidas foram banana, tangerina e maçã.

De acordo com a Nutricionista do IFC Videira, servidora Soraia Mercante, o objetivo da alimentação escolar é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

“A alimentação escolar possui um papel fundamental na adoção pelos alunos de hábitos alimentares saudáveis. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) possui suas diretrizes pautadas numa lógica de promoção da saúde através da educação. Nesse contexto, damos preferência a oferta da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e as tradições locais”, destaca a nutricionista Soraia Mercante.

Uma novidade nesta 2ª entrega dos KITs foi o acréscimo de um item que não tem relação com a alimentação, mas é essencial para a higiene em qualquer momento e ainda mais agora em tempos de pandemia: o sabão. Um projeto desenvolvido pelos professores Jaquiel Salvi Fernandes e Aledson Rosa Torres com estudantes do Ensino Médio fabricou barras de sabão que seriam vendidas com a finalidade de arrecadar dinheiro para a festa de formatura dos alunos do terceiro ano. Em função do coronavírus a equipe resolveu doar o estoque como incentivo às medidas de higiene.

FIQUE ATENTO

Prazo para informar interesse no próximo kit: 20/05/2020

Como informar: mandar e-mail para sisa.videira@ifc.edu.br

Data da próxima entrega: 25/05/2020