Instituições públicas podem solicitar protetores faciais ao IFC Campus Videira

Escrito por juliana.motta. 13 de maio de 2020, às 11:56

Instituições públicas que estejam precisando de protetores faciais (face Shields) fabricados com folhas de acetato podem entrar em contato com o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, para solicitar a doação do material.

O contato deve ser feito por e-mail para o endereço gabinete.videira@ifc.edu.br. O solicitante deve indicar a quantidade de protetores que pretende receber e uma justificativa. Em função da capacidade de fabricação ser de até 50 unidades por semana, o IFC vai adotar critérios para doação caso surja uma demanda maior que a oferta. Neste caso a prioridade será concedida às instituições de saúde pública seguidas por instituições públicas em geral.

A fabricação das máscaras está sendo feita por servidores do IFC em uma impressora doada ao Campus pelo Ministério da Educação (MEC). A reitoria do IFC (em Blumenau) recebeu 21 impressoras e destinou os equipamentos aos campi para colaboração em ações de combate e prevenção ao Coronavírus.

O Campus Videira recebeu uma unidade deste tipo de impressora 3D, 200 folhas de acetato e 28 kg de filamento PLA, um tipo de plástico biodegradável. Com esse material a estimativa é produzir cerca de 800 face Shields. Este formato de máscara proporciona conforto ao usuário e uma barreira extra de segurança quando utilizadas em conjunto com as máscaras faciais filtrantes.

Para a fabricação dos protetores faciais os servidores estão atuando de forma revezada. Cada protetor demora em média 01h40 para ficar pronto. Embora não seja possível a produção em larga escala o diretor geral do Campus, professor Jaquiel Salvi Fernandes, avalia como positiva esta ação. “Estamos buscando colaborar no combate ao coronavírus e a impressora 3D nos foi enviada com esta finalidade. Independentemente da quantidade produzida considero importante a utilização de todos os recursos disponíveis para evitar que o vírus se alastre infecte mais pessoas”.

Um dos responsáveis pelo projeto em Videira o professor João Hemkemaier explica o procedimento. “Após a impressão é feito um trabalho de acabamento manual tirando aparas necessárias para a impressão, como suportes e a borda que melhora a aderência da peça à mesa de impressão, também é realizado um acabamento fino buscando deixar a superfície mais lisa e confortável, depois instala-se o elástico, a proteção de plástico e por último a limpeza com álcool 70%”.

Hemkemaier também ressalta a versatilidade das impressoras 3D. “Hoje se tem a necessidade das face shields, mas não sabemos o que pode vir a faltar nas próximas semanas de modo que a impressão 3D pode ajudar muito imprimindo peças, suportes, partes de máquinas, ou seja, quase tudo que pode ser fabricado em plástico de tamanho 20x20x30cm, que são os limites do nosso modelo e impressora”, comenta. O professor também destaca que qualquer problema ou sugestão de mudança nos protetores faciais fabricados no IFC devem ser reportados para possíveis ajustes, já que a impressora permite mudanças e adequações.

Professora que integra a equipe responsável pelas máscaras no IFC Videira a docente Mariah Raush Pereira explica que na última semana o Campus realizou a primeira doação de máscaras. “Foram doadas 22 face shilds para o Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) e seis protetores para os vigilantes terceirizados do IFC Campus Videira. Agora aguardaremos as instituições manifestarem interesse para procedermos com novas doações”, destaca.

Atuando junto com os professores Joao e Mariah está o servidor e também aluno do IFC Carlos Felipe de Oliveira Raymundo. Ele é técnico de laboratório no IFC Videira e comenta como tem sido colaborar na fabricação dos protetores faciais. “Esta ação mostra como o instituto está comprometido em contribuir com a sociedade. E nesse momento isso é o mais importante: unir forças para diminuir os impactos da pandemia.  E fazer parte disso é muito gratificante”, garante.

Cessão dos espaços do IFC ao Estado

Em abril a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, enviou um ofício ao Governo Estadual disponibilizando a infraestrutura do Instituto ao governo do Estado e dos municípios onde estão localizados os 15 campi: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Conforme o ofício, os espaços físicos da Instituição podem ser utilizados para apoio aos profissionais de saúde com a preparação e fornecimento de refeições; descanso nos campi que possuem moradia estudantil; triagem e acompanhamento de pacientes; entre outras ações que o poder Executivo julgar necessárias e que o IFC tenha condições de atender.

Lucas Rigo técnico de Segurança do Trabalho do Hospital Divino Salvador
Professor João Hemkemaier, vigilante Valdinor Alves Ribeiro e técnico de laboratório Carlos Felipe de Oliveira Raymundo
Primeiras máscaras feitas em impressora 3D no IFC Videira
Impressora 3D em funcionamento