Projeto Bate-papo socioambiental

Escrito por juliana.motta. 15 de maio de 2020, às 18:21

A Divulgação científica por meio da popularização do debate em relação aos temas socioambientais é o objetivo do #projetodepesquisa intitulado “Bate-papo socioambiental”. Coordenado pelo professor Raffael Tófoli o projeto conta com a participação da bolsista Kayana Renata Barbosa e do professor Marcos Roberto Mesquita.

Desde o início o projeto previu a criação de uma rede social específica para divulgação de temas relacionados à Ciência. A equipe criou páginas no Instagram (@bpsocioambiental) e no Facebook (facebook.com/bpsocioambiental).

As páginas foram criadas como forma de aproximação entre a equipe do projeto, a comunidade acadêmica e a sociedade de Videira e região, por meio da divulgação das atividades exercidas no projeto e também para a publicação de assuntos voltados à temática socioambiental.

Inicialmente o projeto também trazia a previsão de promover palestras em turmas do ensino fundamental de uma escola pública de Videira, mas em função da pandemia essa metodologia será revista. “Provavelmente trabalharemos com questionários estruturados que serão enviados via Google Forms para os alunos e servidores do IFC”, explica Tófoli, coordenador do projeto.

Com base nestes questionários estruturados o projeto espera avaliar se houve diferença estatística significativa no nível de conhecimento e na formação de senso crítico das pessoas pesquisadas.

O projeto está vinculado ao grupo de pesquisa “Análise ambiental para o desenvolvimento humano”, que ocorre no IFC por meio da parceria entre diversos pesquisadores.

Contato com o projeto através do e-mail: raffael.tofoli@ifc.edu.br

Texto: Cecom Videira e coordenação do projeto