Disque 100 contra o abuso sexual infanto-juvenil!

Escrito por juliana.motta. 18 de maio de 2020, às 14:56

Hoje 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  A data serve para reforçar este tema de extrema relevância, em especial durante a quarentena.

As autoridades têm alertado a sociedade para o aumento de casos que podem ocorrer porque as vítimas estão mais vulneráveis neste período de isolamento social. É fundamental que as pessoas próximas, vizinhos, amigos ou qualquer cidadão que perceba indícios de agressões e violações façam a denúncia.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou a campanha “ConteComAmigo” que destaca a importância da denúncia. O MP ressalta que as suspeitas podem ser comunicadas mesmo que as pessoas não tenham certeza do que esteja efetivamente acontecendo.

A Lei 9.970/2000 instituiu oficialmente a data de 18 de maio como Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data marca o brutal assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo de apenas 8 anos idade, ocorrido em 1973, no Espírito Santo.  

A denúncia pode ser feita de três formas:

Telefone: disque 100

Site: www.disque100.gov.br

Aplicativo: Direitos Humanos Brasil

Fonte: Cecom Videira/MPSC/Senado Federal