Inscrições para o PBID encerram nesta sexta-feira (10)

Escrito por juliana.motta. 8 de julho de 2020, às 19:38

Estudantes e professores do curso de Pedagogia do IFC Videira têm até sexta-feira (10/07) para realizar a inscrição para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

O procedimento de inscrição deve ser feito por e-mail; as orientações detalhas estão disponíveis nos editais (disponíveis abaixo).

Pibid trabalha com alunos que cursaram até a metade dos cursos de Licenciatura — ou seja, inicia os alunos no trabalho de docência. Podem concorrer às bolsas do Pibid estudantes do IFC regularmente matriculados nos cursos/campi abaixo: .

• Química – Araquari
  • Pedagogia – Videira e Abelardo Luz
  • Física – Rio do Sul
  • Matemática – Camboriú e Rio do Sul

Os candidatos devem ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental e que tenham disponibilidade de pelo menos 32 horas mensais para dedicar ao programa. O valor das bolsas é de R$ 400 mensais.

O programa inclui ainda nove bolsas para os docentes supervisores, no valor de R$ 765. Os candidatos devem ser professores efetivos das escolas que integram o projeto, possuir licenciatura que corresponda ao projeto no qual o bolsista estudante irá atuar, e ter pelo menos dois anos de atuação no magistério da educação básica.

EDITAL PIBID – ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS

EDITAL PIBID – SUPERVISORES

Os estudantes bolsistas selecionados irão atuar por 18 meses em escolas públicas nos municípios de seus campi, sob acompanhamento dos supervisores e preceptores.

Os participantes do Pibid serão responsáveis por desenvolver ações de planejamento, criar e participar de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, entre outras atividades. Os estudantes poderão aproveitar as horas dedicadas ao Programa como Atividades Curriculares Complementares

Consequências da pandemia – De acordo com o Coordenador-Geral de Cursos de Graduação do IFC, Tiago Moda,  a suspensão de atividades presenciais no IFC e nas escolas parceiras, devido à pandemia do coronavírus, pode afetar o andamento dos programas. “A adesão das escolas ocorreram normalmente, por meio de trabalho conjunto entre o IFC e Secretaria Estadual de Educação. Porém, ainda há incertezas sobre o retorno das atividades presenciais”.

Moda ressalta que, mesmo diante deste quadro, a Capes projetou o início das atividades dos programas para o mês de agosto. “Dessa forma, estamos trabalhando com essa projeção,  mas nos mantendo atentos a qualquer alteração.  Aqueles diretamente envolvidos nos projetos serão sempre atualizados sobre qualquer mudança nos cronogramas”.

Detalhes sobre os Programas – O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do MEC que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o Programa concede bolsas aos licenciandos(as), aos professores das escolas das redes de ensino municipal, estadual e federal e aos professores das instituições de ensino superior.

“O Programa de iniciação à docência visa incentivar a formação de docentes no IFC, em nível superior, para o contexto da educação básica, buscando atender as demandas regionais das redes de ensino nas quais os campi estão inseridos. As ações do Pibid, por meio dos seus subprojetos e respectivos núcleos, contribuem com o aprofundamento da relação teoria e prática porque se articula à prática como componente curricular”, explica o coordenador institucional do Pibid, professor Alexandre Vanzuita.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller e Cecom/Videira