Cursos de Agropecuária e de Agronomia realizam 11ª SEAG

Escrito por juliana.motta. 2 de junho de 2022, às 17:14

A 11ª Semana de Estudos Agropecuários ocorreu nos dias 18 e 19 de maio de 2022. O evento contou com mais de 150 participantes, dos Cursos Técnicos Integrado e Subsequente em Agropecuária e Superior em Agronomia do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira.

A abertura do evento aconteceu no Auditório do Campus Videira às 8h no dia 18 de maio com a presença do CGE, coordenadores de curso e dos organizadores. Após a cerimônia de abertura, o aluno Eduardo Cividini e o professor Davi Cézar da Silva apresentaram canções tradicionalistas e o CTG Herdeiros do Pago fez uma apresentação de dança gaúcha. Os alunos puderam interagir entre si e com os servidores e tiraram fotos.

No mesmo dia, às 10h, o palestrante Carlos Alberto da Silva proferiu a palestra intitulada “Perfil da Ovinocultura do Meio Oeste Catarinense”. Carlos é atualmente o Presidente da Cooperativa de Criadores de Ovinos e Caprinos do Meio Oeste de Santa Catarina e falou sobre a importância da criação destes animais para a região, que gera trabalho e renda, principalmente para pequenos agricultores. Após a palestra as atividades do dia foram encerradas.

Outras duas palestras foram proferidas no dia 19 de maio no turno matutino. O palestrante Fabrício Ventura dos Santos apresentou sobre os Aspectos Gerais da Qualidade do Leite e o palestrante Rosnei Alberto Soder apresentou sobre Fundamentos do Mercado de Cereais. Fabrício é médico veterinário e trabalha na empresa Tirol desde 2011 e Rosnei é Diretor Executivo da Copercampos. Os participantes puderam conversar com os palestrantes e esclarecer as dúvidas.

No período da tarde do dia 19 de maio aconteceu a Gincana dos alunos no Ginásio do campus. Mais de 13 brincadeiras e provas foram organizadas, dentre elas: quiz, prova do laço, corrida do bag e enxugando gelo. Os alunos foram separados em equipes, com membros de todas as turmas em cada equipe. A equipe campeã, Cavalo de Troia, foi presenteada com brindes da organização.

Desta forma, o evento foi um momento de aprendizagem, distração e integração entre os participantes, pois foi a primeira SEAG presencial após 2 anos de atividades remotas devido à pandemia.

Texto e fotos: Coordenação de Agropecuária/Agronomia