Professor publica artigo sobre o uso de capsaicina e cinamaldeído como modelo para o estudo do prurido (coceira) em camundongos

Escrito por juliana.motta. 23 de junho de 2023, às 11:21

O professor Aledson Rosa Torres, que ministra as disciplinas de química, química geral,  experimental e bioquímica no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, acaba de publicar o artigo “Exploring Capsaicin and Cinnamaldehyde for Scratching Behaviour in Mice: Effects of Sex, Concentration and Time Course” (Explorando a Capsaicina e o Cinamaldeído para o Comportamento de Coçar em Camundongos: Efeitos de Sexo, Concentração e Tempo, em tradução livre).

O objetivo da pesquisa foi  pesquisar o uso da capsaicina e cinemaldeído como modelo para o estudo  comportamental animal da resposta típica de coceira.  Foi observado uma resposta típica de coceira induzida por esses compostos indicando que ambos podem constituir importantes ferramentas para o estudo de novas drogas e mecanismos associados ao prurido.

A capsaicina, que é uma substância encontrada em pimentas,  é responsável pela sensação de ardência e calor que sentimos ao comer alimentos apimentados. O cinamaldeído é um composto orgânico encontrado no óleo da casca de canela.  Pesquisas como esta são essenciais porque ajudam a desvendar o mecanismo de ação das substâncias, e as descobertas em laboratório podem subsidiar novos estudos para o desenvolvimento de medicamentos, por exemplo.

O professor Aledson explica que esta pesquisa tem o diferencial de ser o primeiro protocolo animal para indução de prurido usando capsaicina e cinamaldeído na região interescapular do dorso de camundongos, um tema ainda não explorado pela literatura.

“É uma grande satisfação quando uma pesquisa científica é aceita para publicação em uma revista internacional renomada como a Acta Dermato-Venereologica. Dado o seu impacto na saúde humana, o prurido é uma importante área de pesquisa. No entanto, até o momento, há um número limitado de modelos de prurido e os dados sobre o tema são escassos. O protocolo apresentado fornece uma ferramenta adicional para uso na investigação do prurido, na pesquisa dos mecanismos de ação, vias de coceira e substâncias capazes de ativar ou inativar os receptores envolvidos”, explica.

O artigo foi publicado neste mês de junho na revista científica internacional Acta Dermato-Venereologica. A revista tem fator de impacto 3,87, o que demonstra sua relevância científica no cenário internacional. Apenas produções de excelência acadêmica conseguem publicação em periódicos desta envergadura. Além do professor Aledson, o artigo tem autoria de Rosane S. de Aquino, Alcir Luiz Dafre e Adair Roberto S. dos Santos.

Aledson Rosa Torres é professor efetivo do Campus Videira desde 2011 e concluiu o

doutorado em Farmacologia em 2018 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  sob a orientação do Professor Adair Roberto S. dos Santos (in memoriam), este renomado pesquisador com mais de 340 artigos publicados e 15.000 citações.

O artigo pode ser acessado no link: