IFC oferta 953 vagas nos cursos de graduação pelo Sisu 2024

Escrito por juliana.motta. 12 de janeiro de 2024, às 15:45

Publicado o edital 02/2024 do Instituto Federal Catarinense (IFC) com as regras sobre as vagas dos cursos de graduação ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, serão ofertadas 953 vagas distribuídas entre os 15 campi do IFC localizados em Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Quem tiver interesse em concorrer às vagas do IFC deve se inscrever entre 22 e 25 de janeiro. As inscrições são gratuitas e online diretamente no site oficial do Sisu. Podem se inscrever aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) e não zeraram na redação. Todo processo seletivo do Sisu é organizado pela pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Portanto, é necessário estar atento ao site do Sisu para acompanhar possíveis alterações no cronograma.

Edital 02/2024 – seleção via Sisu – cursos de graduação
link para o edital

Cursos e vagas

Para o primeiro semestre de 2024, o IFC oferecerá 853 vagas distribuídas entre todos os campi. As vagas são para os seguintes cursos de graduação de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos: Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Agrícolas, Design de Moda, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Física, Gestão de Turismo, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo, Química, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Zootecnia.

No segundo semestre de 2024, será ofertado um total de 100 vagas. Sendo 80 para o curso de Agronomia, nos campi em Rio do Sul e Santa Rosa do Sul, e 20 vagas para o curso de Engenharia da Computação, no Campus São Bento do Sul.

Sistema de Ações Afirmativas (cotas)

Conforme estabelecido por lei, o IFC reserva vagas por meio do Sistema de Ações Afirmativas (cotas). No ato da inscrição é necessário optar pela ampla concorrência ou pelas cotas. O sistema de ações afirmativas é organizado em cotas para estudantes de escola pública (EP), de baixa renda familiar (BR), pretos, pardos ou indígenas (PPI), quilombolas (Q), pessoas com deficiência (PcD), e ainda para docentes da rede pública de ensino. Para orientar as dúvidas sobre o pertencimento ou não em determinada ação afirmativa, o IFC criou um infográfico que está disponível no Portal de Ingresso.

Importante lembrar que quem se inscrever pelas cotas, precisará comprovar sua situação antes de efetuar a matrícula. A relação de documentos e os procedimentos necessários para esta etapa estão descritos no item 5 do edital 02/2024.

Inscrições para cursos de graduação IFC – Sisu 2024
Data: 22 a 25 de janeiro
Local: site oficial do Sisu
Resultado: 30 de janeiro