Educação pela paz e pelo desarmamento nas escolas

Escrito por soraia.mercante. 27 de abril de 2023, às 17:06

A necessidade de chamar atenção para o tema da educação pela paz e o desarmamento nas escolas surgiu em virtude dos recentes episódios de violência em escolas do país.

“Precisamos pensar a escola como um lugar e espaço de paz, do conhecimento, da ciência, da arte, da cultura, do esporte e de toda e qualquer experiência que nos constituem seres humanos melhores. Nessa perspectiva, lutaremos e resistiremos incansavelmente em prol da segurança de nossos estudantes e servidores públicos, repudiando toda e qualquer forma/ato de violência física e simbólica que atinja qualquer membro de nossa comunidade acadêmica. Escola não é um lugar de armas, escola é um lugar de esperançar”, afirma Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC.

Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina se uniram contra a violência nas escolas e promovem, na sexta-feira, 28 de abril, o Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas. A data é alusiva ao Dia Mundial da Educação, que em sua criação, em 2000, instituiu, entre outras diretrizes, a busca pela paz nos ambientes escolares.

Faça parte desse movimento pela #paz