IFC realiza oficina de desenvolvimento de aplicativos móveis

Escrito por juliana.motta. 20 de junho de 2024, às 15:54

No dia 18 de junho de 2024, as estudantes Yaskara Manenti e Izabelly Coser, acompanhadas pelos professores Fabricio Bizotto e Rosangela Aguiar Adam, conduziram uma oficina de desenvolvimento de aplicativos móveis. A atividade ocorreu no laboratório de informática da Escola Estadual Santos Anjos, no município de Rio das Antas, e teve a duração de 1h30min. Aproximadamente 20 estudantes do 3º ano do ensino médio participaram da oficina, que foi dividida em dois momentos.

No primeiro momento, os participantes assistiram a uma apresentação sobre as opções de cursos de graduação disponíveis na região do meio-oeste catarinense nas áreas de ciência da computação, sistemas de informação, engenharia de software e análise e desenvolvimento de sistemas. As estudantes também destacaram a importância das mulheres na computação e os benefícios de seguir carreira na área de tecnologia.

No segundo momento, as estudantes orientaram os alunos passo a passo na criação de um aplicativo usando a plataforma MIT App Inventor. Originalmente criada pela Google e atualmente mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a plataforma é ideal para iniciantes, pois permite o aprendizado de lógica de programação utilizando blocos.

A oficina faz parte do projeto de extensão “AppVentura: Desenvolvimento de Aplicativos para Jovens“, que tem como objetivo incentivar adolescentes de escolas públicas de ensino médio do município de Videira e região em programação de computadores. Além disso, o projeto busca fomentar o interesse dos alunos do ensino médio em seguir estudando na área de Ciências da Computação.

Os colaboradores do projeto de extensão agora planejam buscar novas escolas para a aplicação da oficina, com o intuito de despertar o interesse dos alunos em adquirir mais conhecimento na área de tecnologia da informação.

Texto: Profº. Fabrício Bizotto