IFC adere ao Programa Move La America

Escrito por juliana.motta. 9 de julho de 2024, às 16:29

Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), aderiu ao Programa Move La America. Criado pela Portaria nº 84/2024, o programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo os organizadores, o objetivo é complementar os esforços de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras por meio da atração de discentes, vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.

Com previsão de 300 bolsas de mestrado-sanduíche para 2024 no Brasil, a primeira seleção está em andamento pelo Edital nº 7/2024 e receberá inscrições de estudantes estrangeiros entre 18 de julho e 8 de agosto. A seleção dos candidatos pelas instituições de ensino superior brasileiras ocorrerá em agosto, conforme requisitos e cronograma do referido edital, a partir da manifestação de interesse dos estudantes nas vagas ofertadas.

De acordo com Cristiane Vanessa Tagliari Corrêa, diretora de Pós-graduação no IFC, iniciativas de ampliação das ações de internacionalização na pós-graduação são significativas para a instituição. “Compreendo que o Programa Move La América é uma oportunidade para incentivar a criação de parcerias e redes internacionais de intercâmbio, permitindo o contato dos nossos discentes com diferentes culturas e com pesquisadores atuantes no exterior”, aponta a diretora.

Conforme edital, o programa concederá bolsas para estudantes de mestrado ou doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.

Todas as informações sobre o Move La America estão disponíveis no portal da Capes.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/ Andréa Santana