Ingresso 2025: inscrições abertas para o Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos

Escrito por juliana.motta. 12 de agosto de 2024, às 18:29

As inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC começam nesta segunda-feira (12/08) e seguem até 22/09. São ofertadas 2.460 vagas, distribuídas entre os quinze campi da instituição, com ingresso no primeiro semestre de 2025. Todos os cursos são totalmente gratuitos: não há taxa de matrícula, mensalidade ou cobrança por material.

No IFC Campus Videira são oferecidas 175 vagas distribuídas em três cursos: Agropecuária (35 vagas), Eletroeletrônica (70 vagas) e Informática (70 vagas). Para cursar é necessário ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 8ª série) até a data da matrícula.

O Edital que rege os procedimentos acaba de ser publicado, e pode ser acessado no link abaixo, junto com seus anexos:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL Nº 47/2024

As inscrições ficam abertas até o dia 22/09, e serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato; o Instituto vai disponibilizar computadores em todos os campi para aqueles que não tiverem acesso à rede. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 30,00; no entanto, o Edital prevê isenção deste valor para candidatos em vulnerabilidade social.

Para se inscrever, é obrigatório ser cadastrado no sistema gov.br, do governo federal; clique aqui para assistir um tutorial em vídeo sobre como se cadastrar.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

O IFC disponibiliza também um passo-a-passo com sobre como fazer sua inscrição. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link abaixo:

PASSO-A-PASSO: COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Perguntas Frequentes (FAQ)

Quantas vagas estão disponíveis para cada curso no IFC Videira?
Agropecuária: 35 vagas
Eletroeletrônica: 70 vagas
Informática: 70 vagas

Qual é o período de inscrições?
As inscrições estão abertas de 12/08/2024 até 22/09/2024.

Quais documentos são necessários para fazer a inscrição?
Documento de Identidade (CI)
CPF
Cadastro na plataforma gov.br

Qual é a data da prova?
A prova será realizada no dia 24/11/2024, com início às 14h e fechamento dos portões às 13h45.

Quando será divulgado o resultado final?
O resultado será divulgado no dia 20/12/2024.

Como funcionam as Ações Afirmativas (cotas)?
As Ações Afirmativas destinam-se a candidatos que se enquadram em categorias específicas, como estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, entre outros. Para escolher a cota correta, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico durante a inscrição. É necessário apresentar documentos que comprovem a condição declarada no momento da matrícula.

ACESSE TODOS OS TUTORIAIS DISPONÍVEIS:

TUTORIAL BILÍNGUE
Tutorial Bilingue (Libras/Português)

PLATAFORMA GOVBR
Como se cadastrar na plataforma GovBR

AÇÕES AFIRMATIVAS
Veja como preencher o questionário socioeconômico para definição das ações afirmativas
Clique aqui e confira todas as informações sobre Ações Afirmativas

INSCRIÇÕES PARA PROVA
Como se inscrever para o Exame de Classificação
Como realizar o pagamento da taxa de inscrição
Como solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição