Comissão Própria de Avaliação (CPA) 2024

Escrito por silvia.rigo. 9 de outubro de 2024, às 14:12

Entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Videira realiza a aplicação dos questionários da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Este processo é uma oportunidade essencial para que toda a comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores e técnicos administrativos, participe ativamente na construção de uma instituição cada vez melhor.

A CPA, instituída pela Lei 10.861/2004, é responsável por coordenar e implementar a autoavaliação institucional em todas as instituições de ensino superior no Brasil, alinhada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esse sistema tem como objetivo garantir que as instituições promovam qualidade e relevância na educação. No IFC, a CPA oferece dados concretos sobre a satisfação e as necessidades da comunidade acadêmica, permitindo a elaboração de ações que melhorem a gestão pedagógica e administrativa da instituição​.

Por meio da avaliação institucional, a CPA contribui diretamente para o aprimoramento dos cursos e da infraestrutura do campus, impactando positivamente na qualidade de ensino. Esse processo avalia aspectos como o ambiente físico, os recursos disponíveis e o atendimento, gerando dados que embasam as futuras decisões estratégicas do IFC.

A participação da comunidade é fundamental, pois fortalece o diálogo entre estudantes, corpo docente e administração, criando uma instituição que responde melhor às expectativas de todos.