Professoras do IFC Videira publicam capítulo em livro sobre Educação

Escrito por juliana.motta. 22 de abril de 2014, às 16:42

A experiência como docentes do curso superior em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira resultou na publicação de um capítulo no livro “Educação, Infância e Formação: vicissitudes e quefazeres”, da editora CRV, de Curitiba.

A produção das professoras do IFC Videira, Karla Goularte da Silva Gründler e Marizete Bortolanza Spessatto, pode ser conferida no capítulo intitulado “Para cada tempo uma história: leitura, literatura infantil e infância na visão dos ingressantes no curso de Pedagogia”. O texto trata da relação entre literatura infantil, ensino fundamental e formação de professores para atuar nessa área.

O livro foi lançado em março na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), onde desenvolve-se o trabalho do grupo de estudos “Práxis Educativa: Saberes e Fazeres da/na Educação Infantil” (Geppei), que organizou a obra.

O livro é de autoria das professoras Nájela Tavares Ujiie e Sandra Regina Gardacho Pietrobon. A obra é uma coletânea dividida em 13 capítulos com um total de 208 páginas. Para saber mais, acesse a página da editora e confira a sinopse abaixo:

Sinopse
O Grupo de Estudos e Pesquisa, Práxis Educativa: Saberes e Fazeres da/na Educação Infantil (GEPPEI) tem a grata satisfação de disseminar resultados de sua ação e trabalho científico, frente à publicação do livro Educação, Infância e Formação: vicissitudes e quefazeres.

Este livro é uma coletânea composta de treze capítulos que se articulam à formação e prática pedagógica voltada à educação da primeira infância, abordando temáticas importantes e que se interrelacionam, tais como: contexto histórico, legal e formativo, arte, psicomotricidade, ensino de ciências, ludicidade, leitura, literatura infantil, sexualidade, contação de histórias, imaginação, ciranda infantil, brinquedoteca, enfim, temáticas que dão corpus a um livro interessante e atraente.

As autoras conhecedoras e pesquisadoras da área educacional, na tessitura dos capítulos, debatem a educação, a infância e a formação sob diferentes enfoques e pontos de vistas, buscando clarificar vicissitudes deste processo, ao mesmo passo que tecem ponderações acerca dos quefazeres da práxis educativa direcionada às crianças pequenas.
O livro traz contribuições significativas aos envolvidos com a educação infantil no que tange à formação e à prática educativa. É, sem dúvida, um convite à leitura exploratória e dialógica.

livro mari