Cursos FIC´s complementam estudos e promovem interação com a comunidade

Escrito por juliana.motta. 11 de junho de 2014, às 17:43

Além da oferta de cursos regulares (técnicos e superiores) o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira atua também com os chamados cursos “FIC´s” (Formação Inicial e Continuada). Os FIC´s são cursos de curta duração oferecidos tanto para comunidade interna quanto externa.

De modo geral os FIC´s têm carga horária entre 40h e 60h e são ofertados conforme demanda, ou seja, podem mudar a cada ano ou semestre. De acordo com a coordenadora de Extensão e Estágios do IFC Videira, Angela Maria Crotti da Rosa, os cursos promovem interação com a comunidade. “É através dos cursos FIC´s que o Instituto Federal Catarinense consegue se aproximar da comunidade, levando conhecimento e promovendo formação continuada para todos”, destaca.

Atualmente o Câmpus Videira conta com quatro cursos FIC´s em andamento, são eles:

Grupo de estudos em canto e língua italiana
Grupo de estudos de gerenciamento em projetos de software
Programação e Lógica
Informática Básica para Idosos (início dia 16/06)

Mini-maratona de Programação

Como proposta de atividade diferenciada, o FIC de Programação e Lógica promoveu, em maio, uma “Mini-maratona de Programação”. A atividade foi coordenada pela professora Leila Lisiane Rossi, responsável juntamente com outros professores pelo curso FIC, e contou com o apoio de alunos bolsistas.

A mini-maratona consistiu em uma pequena prova em que os alunos do curso de Programação e Lógica montaram as equipes e a vencedora foi a que conseguiu resolver corretamente em menos tempo o maior número de problemas usando a linguagem de programação C. “Um dos principais objetivos da prova foi incentivar e estimular o aprendizado da Lógica e Programação descobrindo assim possíveis novos talentos na área da Computação, considerando que por ser um projeto de extensão contou também com a participação da comunidade externa”, explica a professora Leila.

O FIC de Programação e Lógica faz parte do projeto de Extensão intitulado “Aperfeiçoamento em Lógica e Linguagens de Programação contribuindo para a melhoria da qualidade da Produção de Software em Videira e Região”. Participam do projeto os professores Leila Lisiane Rossi, Marcelo Massocco Cendron, Wanderson Rigo, Pablo A. Reyes Meyer, a técnica Angela Maria Crotti da Rosa e os bolsistas Leonardo Albuquerque e Dieyson França.

Os encontros do “FIC Programação e Lógica” são sempre nas quartas-feiras à tarde, com duração de cinco meses e encerramento em Julho de 2014.

Quem tiver interesse em acompanhar a abertura de novos cursos, em diversas áreas, pode acompanhar a página do setor de Extensão no item “2014 – inscrições cursos http://videira.ifc.edu.br/estagios-extensao/editais-2/2014-2/, ligar para o (49) 3533-4926 ou mandar e-mail para extensao@ifc-videira.edu.br

Confira algumas fotos da mini-maratona: