IFC Videira classifica 14 equipes para a final da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Escrito por juliana.motta. 7 de julho de 2014, às 19:48

Em 2013 o Instituto Federal Catarinense (IFC) comemorou quando sete equipes participantes da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) foram classificadas para a final da competição. Este ano o número de equipes selecionadas para a fase presencial (final) dobrou e 14 equipes (42 alunos) estão de malas prontas para representar o IFC nos dias 16 e 17 de agosto, na Unicamp (Campinas, SP).

“Participar da Olimpíada de História é aprofundar o conhecimento nessa área, já que podemos estudar alguns assuntos que são vistos superficialmente no ensino médio. As oficinas realizadas durante a olimpíada foram fundamentais para chegar até a final. A nossa conquista é fruto de um trabalho realizado pelos alunos, mas principalmente pelos professores Cristiane e Adriano, que se esforçaram muito para auxiliar os alunos até a última etapa”, elogia a estudante
Adriane Longo Perazzoli, integrante da equipe “As moreninhas”, uma das finalistas da competição.

A opinião da estudante Adriane não é isolada e representa um grupo de 120 alunos que participaram das chamadas “oficinas de história”. As oficinas foram a metodologia encontrada pelos professores para incentivar a participação dos estudantes e aprofundar o estudo dos conteúdos. As oficinas consistem em encontros semanais realizados nas sextas-feiras à noite, desde março deste ano.

“Mais que prepará-los para uma competição nacional de alto nível, as oficinas de História vêm promovendo mudanças significativas no comportamento e na forma de pensar destes jovens. Além de fomentar a transformação na aprendizagem da disciplina, os alunos são estimulados a utilizar procedimentos de pesquisas científicas, formular argumentos com consistência teórica e a compartilhar o resultado de seus esforços com os demais oficineiros”, explica o professor Adriano Moraes Lima, responsável pelas oficinas junto com a professora Cristiane Fontana Grümm, que idealizou a metodologia no ano passado.

Os alunos comprovam a eficiência do método e comentam a tônica dos encontros. “Não há rivalidade entre nós. Às vezes ficamos tão envolvidos em solucionar os desafios da semana, que esquecemos que estamos participando de uma competição disputadíssima”, afirma Jeferson Polese, da equipe Trio. Já Helen Lyra, da equipe Trio Dinâmico, destaca como mudou sua concepção sobre História. “Mudei totalmente minha ideia sobre qualquer coisa que eu achava que fosse História. Se eu não tivesse participado das oficinas, teria ficado com a mesma antiga ideia sobre o que esta disciplina pode nos oferecer”.

O apego com a ONHB se tornou tão intenso que até mesmo dois ex-alunos do IFC se envolveram na competição. João Felipe Morais e Michel Mesalira – ex-alunos do ensino médio integrado e finalistas da 5ª edição da Olimpíada – voltaram a participar das oficinas de História. “Com o passar das fases, os dois tornaram-se importantes colaboradores nas reuniões noturnas com os ‘olímpicos’. Eles se envolveram com a olimpíada deste ano como se estivessem inscritos, com a intenção sincera de contribuir com o grupo. Sem a inestimável ajuda destes alunos maravilhosos, certamente teríamos obtido resultado menos expressivo”, destaca Cristiane Grümm.
Em 2013 o Câmpus Videira participou da final em Campinas e conquistou medalha de bronze. Agora, mais uma vez, as equipes embarcam para Campinas para representar o IFC e destacar o nome de Videira em meio a tantas outras cidades.

Os números do sucesso
Confira alguns dados que evidenciam o sucesso obtido pelo câmpus Videira na 6ª ONHB
– Os 42 finalistas do IFC Videira se destacaram entre 30 mil alunos de todo o país;
– Na classificação para fase final o Câmpus teve uma equipe em 1º lugar na região Sul do Brasil e uma equipe entre as cinco melhores do país;
– Ao longo das cinco fases da Olimpíada (fases virtuais) 85% das equipes no Brasil foram eliminadas
– Apenas 3% das equipes chegam à fase final.

Confira o texto Um dia inesquecível para o Câmpus  elaborado pelo professor Adriano Moares.

Saiba mais sobre a ONHB aqui