Curso de Eletroeletrônica realiza visita técnica na Itaipu Binacional

Escrito por juliana.motta. 22 de outubro de 2014, às 15:44

Considerara uma das sete maravilhas do mundo moderno a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma das obras mais imponentes da engenharia, sendo responsável por aproximadamente 25% da matriz energética nacional. Com o objetivo de aprofundar conhecimentos nessa área os alunos do curso técnico subsequente em Eletroeletrônica foram até Foz do Iguaçu, dia 10 de outubro, para visitar a Usina.

A delegação do IFC Videira foi recepcionada pelo Engenheiro Eletricista Armando Luis Ortiz e pela equipe da Superintendência de Manutenção de Geradores e Projetos. Os alunos tiveram acesso às principais instalações da Usina, desde a sala de controle geral, que monitora o despacho de energia produzida, passando pela casa de máquinas e geradores, subestação blindada, barragem e lago artificial.

De acordo com Raul Eduardo Fernandez Sales, professor do curso de Eletroeletrônica que acompanhou os alunos na viagem, a proposta da visita foi idealizada tendo como premissa o fortalecimento e consolidação de conhecimentos técnicos a partir da confrontação destes com a realidade e a responsabilidade das futuras competências profissionais.

“O Instituto Federal Catarinense valoriza este tipo de atividade como uma estratégia de agregação de valor e qualidade diferenciada à formação técnica dos alunos mediante a capitalização de experiências que transcendem os moldes dos métodos de ensino profissionalizante convencionais”, afirma Sales, que também é diretor de Ensino do IFC.

“Ficamos surpresos com a imensidão e com o layout da construção, com os equipamentos utilizados, programas voltados à conscientização ambiental, preservação do ecossistema e em pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis e pouco poluentes como o automóvel elétrico”, conta Roberto Rampon, um dos estudantes que participou da viagem.

Como uma forma de incentivo e motivação, a equipe também realizou uma visita ao Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio Natural da Humanidade e uma das sete Maravilhas da Natureza, oportunizando um excelente momento de descontração e descoberta para muitos integrantes da delegação.

Além de Raul Sales, os professores Carlos Oliboni, Pablo Andrés Reyes Meyer e Gabriel Madruga também acompanharam os alunos na visita.