IFC realiza VII MICTI nos dias 12 e 13 de novembro

Escrito por maria.bomfim. 29 de outubro de 2014, às 14:44

O Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza nos dias 12 e 13 de novembro, no Câmpus Araquari, a VII edição da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI).

A MICTI é um evento científico e tecnológico com abrangência multidisciplinar promovido pelo IFC e tem como característica principal ser um espaço de promoção, compartilhamento e divulgação de atividades extensionistas e de pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas por estudantes de cursos de ensino médio/técnico e superior de instituições públicas ou privadas e por servidores do IFC.

Segundo os organizadores, o objetivo da Mostra é criar um espaço de unificação e de divulgação da produção científica do Ensino Médio e Técnico Federal. A primeira Mostra aconteceu em 2006 no então Colégio Agrícola de Camboriú e, diante da relevância e repercussão positiva do primeiro evento, no ano seguinte a área de abrangência da Mostra foi ampliada para o nível nacional.

Estão previstas apresentações de trabalho nos formatos Pôster e Oral, e a divulgação da programação das apresentações dos trabalhos está prevista para até 05/11.

Durante a VII MICTI devem ser apresentados 190 trabalhos, sendo 110 na modalidade Pôster e 80 na modalidade Oral nas seguintes áreas:

I. Trabalhos de pesquisa:

a. Ciências Agrárias, Fitotecnia;

b. Ciências Agrárias, Zootecnia;

c. Ciências Biológicas; Ciências da Saúde;

d. Ciências Exatas e da Terra; Engenharias;

e. Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e

Artes; Multidisciplinar.

II. Trabalhos de extensão:

a) Comunicação;

b) Cultura;

c) Educação;

d) Direitos Humanos;

e) Meio Ambiente;

f) Saúde;

g) Tecnologia;

h) Trabalho.

Os trabalhos a serem apresentados na modalidade Pôster deve ser autoexplicativo e ter as seguintes dimensões: 120 (vertical) X 90 (horizontal) cm. Um modelo está disponível a quem interessar em http://eventos.ifc.edu.br/micti/modelo-de-poster/

Confira outras informações em http://eventos.ifc.edu.br/micti/

Principais Objetivos da MICTI:

– Estimular o desenvolvimento de atividades de iniciação de pesquisas técnico-científicas, com foco interdisciplinar;

– Proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências de pesquisas e extensão com âmbito interinstitucional;

– Divulgar e qualificar a produção apresentada na mostra através das premiações para as diferentes categorias.

– Tornar público à comunidade em geral as iniciativas em prol da qualidade de ensino;

– Estimular o desenvolvimento do espírito científico nos discentes, docentes, bem como na comunidade em geral, evidenciando o valor da pesquisa e da extensão, da busca por soluções criativas, da análise e da interpretação de fatos no desenvolvimento humano e no progresso social.