OBAP: uma retrospectiva de sucesso

Escrito por juliana.motta. 11 de dezembro de 2014, às 14:33

Algo que caracteriza bem o final de ano são as retrospectivas. Nada melhor do que observar o tempo passar e com ele ver que a cada ano novas conquistas vão sendo alcançadas. Dentre as inúmeras conquistas do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é uma das que vem se consolidando ano após ano.

(2011) IFC Videira conquista 2º lugar na OBAP e é destaque nacional; (2012) Câmpus Videira é destaque na OBAP e na Jornada de Foguetes; (2013) Alunos Agricultores trazem medalha de ouro para Videira. Essa é a retrospectiva da OBAP em três anos consecutivos.

Agora, em 2014, não poderia ser diferente: o Câmpus conquistou medalha de ouro na categoria subsequente com a equipe Agrobutina, composta pelos alunos Henrique Viecelli, Emanuele Gaio, Maiqsandro Motter e orientação da professora Marinês Kerber. Ainda na modalidade subsequente o IFC também trouxe terceiro e quarto lugar com as equipes LLF (Luiz João Gaio, Leidiane Locatelli, Fabrício Pirolli) e Agrodea (André Luiz Pitol, Edemar Rubini e Denis Boniatti), orientados pela professora Josy Gardin e Gilson Nachtigall, respectivamente.

Na modalidade integrado ao Ensino Médio a equipe Capim Ouro fez jus ao nome e trouxe medalha de ouro (3º lugar). A equipe é composta pelos alunos Daniela Valmorbida, Gustavo Bonatto e Luiz Felipe Serighelli, orientados por Marinês Kerber. Já a equipe Nhapindá trouxe medalha de prata (6º lugar) com os alunos Carolaine Fritezen Treis, João Paulo Dal Bosco, Gustavo Andres Guzzi e orientação de Marcelo Diel.

Além das medalhas, a estudante Carolaine Frietezen Treis foi reconhecida a 6ª melhor aluna entre as duas categorias (Integrado e Subsequente) de toda a competição. E o Câmpus Videira participou com a 2ª maior delegação em número de equipes classificadas para a fase presencial:
Premiação Minibiblioteca da Embrapa

De acordo com a professora Marinês Kerber, que participou de todas as competições desde a 1ª edição da Olimpíada, o objetivo é valorizar o conhecimento e a a participação. “A OBAP visa demonstrar a importância dos conhecimentos técnicos e científicos, mediante a resolução de questões diversificadas, de acordo com as áreas estudadas, remetendo a realidade regional da agricultura familiar”. Para a professora, a OBAP vem estimulando a participação dos alunos que sentem seu empenho, tanto no curso como nas olimpíadas, valorizado.

Os melhores classificados foram convidados para uma seletiva, cujo resultado foi a escolha dos representantes do Brasil na 9ª Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, a ser realizada em 2015. E, também, foram convidados para realizar estágio na Empresa Ourofino.

Provas – como funcionam

Esta é a quarta edição da OBAP e o tema central foi Agricultura Familiar. A competição constou de duas etapas virtuais, cada uma com 20 questões cada, em que os participantes respondiam individualmente sobre assuntos relacionados à produção animal, produção vegetal, cooperativismo, irrigação, drenagem e topografia. A edição deste ano teve 604 equipes inscritas, com cerca de 2 mil alunos, de 108 instituições de ensino públicas, federais, estaduais e municipais e, também, de escolas privadas.

Após aplicação de provas internas no IFC Videira, com o objetivo de selecionar os melhores alunos para participar da OBAP deste ano, o Câmpus teve 12 equipes, sendo 09 do Integrado e 03 do Subsequente, inscritas para participar das fases virtuais. Destas, 08 equipes se classificaram para a fase final (presencial), sendo que 02 equipes ficaram entre as 10 primeiras, 01 equipe ficou entre as melhores do estado de Santa Catarina e 03 equipes entre as cinquenta finalistas, na modalidade integrado; e 03 equipes entre as 10 primeiras, na modalidade Subsequente. Ambas modalidades em nível nacional.

A fase final (presencial) da OBAP 2014 foi realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro no IF Sul de Minas, município de Inconfidentes/MG. Nesta etapa participaram estudantes das 50 equipes da modalidade Integrado e das 10 equipes da modalidade Subsequente (equipes de todo Brasil). A prova final consistiu na resolução de prova teórica e prova prática, ambas de forma individual.
A prova teórica teve 20 questões de múltipla escolha e 04 questões discursivas. A prova prática para a modalidade Integrado foi sobre Agrimensura, em que os participantes tiveram que montar um teodolito, aparelho de medir distâncias e ângulos, e realizaram cálculos em terreno plano, com o tempo de 20 minutos.

Já as provas práticas para modalidade Subsequente ocorreram no setor de bovinocultura de leite do IF Sul de Minas – Câmpus Inconfidentes, onde tiveram 10 minutos para simular a técnica de
inseminação artificial em 02 manequins, fazendo a passagem pela cérvix, aplicando o
método Shiva. As notas obtidas foram somadas às notas das fases virtuais, onde obteve-se a
classificação final das olimpíadas.

Confira, a seguir, a classificação das equipes (clique para ampliar):

imagem OBAP - para publicação site IFC (1)-2

imagem OBAP 2 - para publicação site IFC (1)-3

Confira algumas das matérias de anos anteriores sobre o tema:

Câmpus Videira se destaca na OBAP pelo terceiro ano consecutivo – 2013

Alunos Agricultores trazem medalha de ouro para Videira – 2013