Abertas inscrições para os cursos superiores do IFC por meio do Enem

Escrito por juliana.motta. 13 de janeiro de 2015, às 13:06

Com uma única nota os candidatos que fizeram o Enem 2014 tem duas maneiras de ingressar nos cursos superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC). No Câmpus Videira são ofertados dois cursos superiores: Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciência da Computação, ambos cursos públicos e totalmente gratuitos.

A partir deste ano o IFC não realiza mais vestibular para selecionar os alunos em cursos superiores. A classificação é feita utilizando a nota do Enem 2014. A seleção é de duas maneiras. Uma delas é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que o candidato se inscreve na internet e aguarda o sistema gerar a lista de classificados. Dessa forma o candidato não precisa se deslocar de sua casa para participar do processo. Basta se inscrever online a esperar o resultado para depois fazer a matrícula.

A outra forma também usa a nota do Enem, mas a diferença é que a classificação é feita pelo próprio IFC. Nesse caso o candidato acessa o site do IFC, faz a inscrição e depois comparece presencialmente na Instituição para homologar sua inscrição. Nesse processo de homologação os servidores do IFC conferem a nota do Enem de todos os inscritos e o sistema do IFC gera uma lista final com a classificação.

Como o Sisu é um sistema nacional e participam pessoas de todas as regiões do Brasil, o IFC optou em fazer uma seleção própria utilizando a nota do Enem com o objetivo de priorizar que candidatos de Videira e região participem do processo.

Para cada uma das formas de seleção são ofertadas 20 vagas em cada curso, totalizando 40 vagas para Pedagogia e 40 vagas para Ciência da Computação. É importante destacar que os candidatos que fizeram o Enem 2014 podem se inscrever para as duas formas de seleção simultaneamente, ou seja, se o candidato não for aprovado pelo Sisu ainda pode concorrer na seleção que o IFC realiza.

Inscrição e cronograma

1) Inscrição pelo Sisu

Período de inscrição: de 19 a 22 de janeiro de 2015
Como? Acessar o site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br) e ter em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2014. No site do Sisu o candidato confere as vagas ofertadas em todo o Brasil. A pesquisa pode ser feita por curso, por instituição ou por cidade.
O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161
Resultado: 26/01/2015
Matrícula: 30/01 a 03/02 no Câmpus

2) Inscrição pelo IFC
Período de inscrição: 06 a 22 de janeiro de 2015
Como? Acessar o site de ingresso do IFC (www.ingresso.ifc.edu.br), preencher a ficha de inscrição, e optar por até dois cursos (primeira e segunda opção). No processo feito pelo IFC é obrigatória a homologação da inscrição, que deve ser feita presencialmente pelo candidato no câmpus escolhido.
Data da homologação: 19 a 23 de janeiro de 2015, das 08h às 14h. Para homologação o candidato deve trazer documento de identificação (RG ou demais documentos aceitos constantes no edital) e o boletim de desempenho do Enem 2014 impresso. O boletim será conferido e atestado por um servidor do IFC.
Resultado: 30/01/2015
Matrícula: 02/02 e 03/02/2015

Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o processo ou quiserem fazer a inscrição utilizando um computador do IFC podem se dirigir ao setor de Estágios e Extensão que há servidores disponíveis para atendimento. O contato também pode ser feito pelo telefone (49) 3533-4926

Acesse o edital Edital 459 seleção via Enem e Sisu