Comemorado neste domingo o Dia Mundial da Água

Escrito por rosana.oliveira. 23 de março de 2015, às 16:06

Concebido pela Organização das Nações Unidas, (ONU) o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março e ganha significado importante em virtude da grave crise hídrica .

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

Nosso planeta é repleto de água, porém a quantidade disponível para o consumo humano é pequena e não está distribuída igualmente por todo o território, fato que gera, em algumas regiões, verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em alguns locais, enfrentamos também o problema da baixa qualidade. As atividades humanas causam poluição, fazendo com que a água disponível fique imprópria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

No Brasil, um dos países que tem mais água no planeta, a situação também é preocupante. Sofremos com a falta de água diariamente, tanto para consumo quanto para a produção de energia.

Para mantermos a preservação deste bem natural, são necessárias algumas atitudes em nosso dia a dia, tais como: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de roupas e louças); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Também no dia 22 de março, a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Faça sua parte, ajude a preservar um dos maiores bens que temos, consuma consciente!