Servidores do IFC Videira participam de palestra sobre Primeiros Socorros Básicos.

Escrito por rosana.oliveira. 17 de abril de 2015, às 17:24

Na quarta-feira (15) os servidores do IFC Videira participaram de uma palestra sobre Primeiros Socorros Básicos, ministrada pelo Soldado Pugas do Corpo de Bombeiros Videirense.

O palestrante iniciou sua fala frisando que, diante de uma situação que necessite da aplicação dos primeiros socorros, é essencial manter a calma, pois muitas pessoas ficam nervosas e não conseguem prestar o atendimento correto. Além disso, é preciso certificar-se de que há condições seguras suficientes para a prestação do socorro sem riscos para quem o faz e para quem está sendo socorrido, pois um atendimento de emergência incorreto pode comprometer ainda mais a saúde da vítima causando danos irreversíveis.

Pugas ressaltou que “Os primeiros socorros consistem apenas em um suporte básico à vida, até a chegada do socorro especializado (em casos necessários), entretanto a sua correta execução pode significar a diferença entre a vida ou a morte. Deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima”.

O indivíduo que deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública, está cometendo um crime, mesmo não sendo o causador do evento, conforme prevê o Art. 135 do Código Penal Brasileiro.

A pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando ajuda, ficando isenta da acusação de omissão de socorro, porém a prestação de primeiros socorros não exclui a importância do atendimento médico.

O soldado apresentou noções básicas de primeiros socorros em várias situações: desmaio; afogamento por alimento ou líquido; fratura exposta ou não; ingestão de componentes químicos; queimaduras.

Durante a palestra, o público interagiu positivamente fazendo várias perguntas que foram prontamente respondida por Pugas.

O IFC agradece a disponibilidade e a parceria do Corpo de Bombeiros de Videira.

 
Noções de Primeiros SocorrosDSC_0183 Noções de Primeiros SocorrosDSC_0187 Noções de Primeiros SocorrosDSC_0192 Noções de Primeiros SocorrosDSC_0194