NAPNE propicia atividades de sensibilização para alunos e servidores

Escrito por rosana.oliveira. 26 de junho de 2015, às 08:18

Objetivando trabalhar a temática “Inclusão da Pessoa com Deficiência”, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do IFC Videira, realizou várias ações voltadas ao atendimento da Pessoa com Deficiência. O público-alvo do projeto são todos os alunos e servidores da instituição, e a programação acontecerá no decorrer do ano letivo.

Na primeira semana, que foi de 08 a 10 de junho, ocorreram as atividades nas aulas de Educação Física com os alunos do Ensino Médio Integrado. Os professores da área planejaram e realizaram adaptações em atividades corriqueiras, com base nos jogos paraolímpicos.

Na tarde do dia 10/06, a Associação Videirense de Esporte Adaptado (AVEA) palestrou para todas as turmas de Ensino Médio Integrado sobre suas atividades, desafios enfrentados, vitórias e, principalmente, a interferência da associação na vida dos paratletas, que são pessoas com deficiência. Apresentaram aos estudantes alguns representantes dos paratletas videirenses que relataram a importância do trabalho da AVEA na história pessoal deles.

No dia 11/06 ocorreu a palestra intitulada “A Inclusão da Pessoa com Deficiência na Fábrica, realizada por facilitadores da área de Recursos Humanos da empresa BRF. Há alguns anos, a empresa desenvolve um programa de inclusão na fábrica e apresentaram esta realidade aos alunos no intuito de sensibilizá-los para a questão da inclusão e para prepará-los para o mundo de trabalho diante desta realidade. Participaram desta palestra os alunos dos cursos de Agropecuária Subsequente e de Bacharelado em Ciência da Computação.

Em 17/06 aconteceu uma atividade de sensibilização dos servidores do IFC com o tema: Inclusão da Pessoa com Deficiência voltado para Docentes, Foco na Queda de Barreiras Atitudinais. Esta ação foi realizada por colaboradores da APAE de Videira.

Segundo a coordenadora do NAPNE, Dominique Calixto Martins, “Nosso principal objetivo é estimular a cultura da educação inclusiva na comunidade escolar, para que as pessoas aceitem naturalmente a diversidade e percebam que devemos acolher todos os indivíduos em suas particularidades. Agradeço a colaboração da equipe do NAPNE e dos docentes envolvidos nas atividades.

O NAPNE
O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) tem a finalidade de assegurar as condições de acesso e permanência das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Criado em 2010, os servidores que compõem o NAPNE atuam para que o estudante seja incentivado a superar-se e alcançar suas metas e objetivos, assegurando ferramentas, estratégias e condições em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do Instituto Federal Catarinense.

Confira os momentos

Textoe fotos: