Estudar computação gráfica pode ser uma tarefa divertida para alunos da Ciência da Computação!

Escrito por rosana.oliveira. 15 de julho de 2015, às 16:13

Durante as aulas de computação gráfica, os alunos do Curso Superior de Ciência da Computação do IFC Videira aprendem de maneira eficaz e divertida.

A computação gráfica é a base sobre a qual muitos outros campos da ciência da computação são construídos, principalmente aqueles relacionados ao tratamento de imagens, portanto seu estudo é necessário para entender as formas de representação de dados e informação, bem como nas formas de recriar o mundo real computacionalmente.

Na grade curricular do curso, este componente é ofertado para os alunos da 5ª fase, que curiosos para desmistificar o assunto e assimilar conceitos, decidiram fazer um remake do clássico jogo de vídeo game “River Raid” da empresa Activision, lançado em 1982 por Carol Shaw, uma das poucas mulheres  programadoras de jogos dos anos 80

River Raid

Durante o desenvolvimento do aplicativo, os alunos optaram por manter o jogo em 2D mesmo depois de se apropriarem de modernas técnicas envolvendo 3D, e iluminação durante suas aulas.
Tal como foi em sua época, o River Raid desenvolvido no câmpus não faz uso de nenhuma ferramenta de modelagem, ou motor de jogos, consumindo assim por volta de 3000 linhas de código.

Segundo os professores Marcelo Massocco Cendron e Wagner Mariani “no segundo semestre de 2015, será ofertado o componente curricular optativo de programação para jogos, desta vez utilizando o moderno motor de jogos Unit 3d, esperamos que nossos acadêmicos nos tragam outras novidades ao final do ano.”

O projeto é desenvolvido pelos acadêmicos, Eliton Tiago Guzi Guarnieri, Jeferson José Schneider Boesing, Leonardo Lopes de Albuquerque, Marlene Aparecida Luzzi Baldissera, Rafael Alves Vidal, Ricardo Petroli, Silmar Magnagnagno Alberti e Taynara Cerigueli Dutra. As diversas versões deste remake do clássico jogo dos anos 80 estão disponíveis no link abaixo e serão apresentadas na IV edição da Feira de Iniciação Científica e Extensão, que acontece nas dependências do IFC Videira nos dias 15 e 16 de setembro de 2015.

Veja aqui todos os jogos  compilados

Confira as fotos dos idealizadores do projeto.