Graduação já será oferecida na próxima seleção do Enem

Escrito por rosana.oliveira. 18 de agosto de 2015, às 15:57

Com o objetivo de contribuir para a diversificação da economia regional e abrir novas frentes de trabalho, o Instituto Federal Catarinense – IFC Câmpus Videira oferecerá, a partir de agosto de 2016, o curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica. O curso foi criado após detalhada análise e percepção da limitada oferta de cursos de comprovada qualidade, no tocante à formação e capacitação em nossa região, bem como a necessidade de atender às demandas locais.

Possibilidades de atuação do Engenheiro Eletricista

Este profissional atua em empresas e concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; em indústrias de máquinas e equipamentos elétricos; órgãos de planejamento e consultoria em eficiência energética, conservação e fontes de energia renovável; instituições reguladoras do sistema elétrico nacional; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; no setor público; na telecomunicação; também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Para ingressar no Curso Superior GRATUITO de Engenharia Elétrica no IFC Videira, o candidato necessita ter se inscrito no Enem 2015, pois a entrada nos cursos de graduação no IFC são 100% Enem. Após a inscrição, deverá:

1) Comparecer a prova do Enem nos dias 24 e 25/10/2015;
2) Após o resultado da classificação no Enem, selecionar o curso no Sisu 2016 (ingresso.ifc.edu.br / sisu.mec.gov.br)

As aulas terão início no mês de agosto de 2016, e serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas no período NOTURNO.

A periodicidade do curso é anual, sua carga horária é de 3.980 horas, destas, 360 horas são destinadas ao estágio supervisionado e 320 horas para atividades complementares.

Duração mínima de 5 anos com prazo máximo para integralização de 8 (oito) anos.

Sobre o Enem e Sisu

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFs), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios. No IFC, a partir deste ano, o ingresso aos cursos SUPERIORES será 100% pelo resultado do Enem, através do Sisu.

Ainda tem dúvidas sobre o Enem? acesse o portal do Inep.

E o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. O IFC participa APENAS da primeira edição, que acontece em JANEIRO de cada ano.

Como funciona o Sisu?

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

Ainda tem dúvidas sobre o Sisu? Acesse o portal do Sisu.

Texto e imagem: CECOM Videira